Temas tratados nas oficinas têm alto impacto no dia a dia dos Tribunais de Contas

Temas tratados nas oficinas têm alto impacto no dia a dia dos Tribunais de Contas

Temas tratados nas oficinas têm alto impacto no dia a dia dos Tribunais de Contas

Parte da programação do 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo para a tarde do segundo dia do evento, a Oficina Contas de Gestão – Estado e Municípios teve como presidente de mesa o conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha, do TCE-MT.

Segundo o conselheiro, os subtemas escolhidos para compor as oficinas têm grande impacto no dia a dia dos tribunais e o compartilhamento das experiências entre as instituições vem agregar conhecimento, inovar e melhorar procedimentos e processos.

O conselheiro destacou, por exemplo, a importância da elaboração das listas para fins eleitorais feitas pelos Tribunais de Contas e que apontam os gestores que tiveram contas de gestão com pareceres pela reprovação ou condenados por danos ao erário.

O tema foi tratado na primeira palestra da oficina, apresentada por Lucas Ribeiro Azevedo, assistente de conselheiro, e Giordano Mochel Netto, superintende de TI, ambos do TCE do Maranhão, com base na experiência desenvolvida naquele Tribunal para dar visibilidade e transparência ao processo de controle social sobre as decisões da Corte.

O conselheiro também salientou que a Fiscalização das Contas Anuais de Gestão de Estados e Municípios, outro tema da oficina, abordado pelo auditor de controle externo Renan Coelho Oliveira (TCE-MA), é uma das principais atribuições dos Tribunais de Contas, e exige constante aprimoramento por parte dos conselheiros e auditores, principalmente após o advento da especialização por áreas específicas.

Fechando a oficina, as inovações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Piauí no Sistema de Emissão de Relatórios de Contas Anuais, abordado pelo diretor de TI daquela instituição de controle externo, Antônio Ricardo Leão de Almeida, revelou como o uso das novas tecnologias pode facilitar e dinamizar procedimentos, ampliar a eficiência e assegurar maior transparência à gestão pública, além de garantir ganho de tempo e eficácia ao acompanhamento e fiscalização dos jurisdicionados pelo órgão de controle externo.

“Este Laboratório de Boas Práticas tem nos proporcionado uma ampla gama de conhecimentos que, com certeza, irão repercutir de forma muito positiva em todos os Tribunais que mandaram representantes ao evento”, disse o conselheiro Isaías Lopes, ao avaliar a qualidade das experiências apresentadas neste primeiro 1º LabContas.

O 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo continua nesta terça-feira, dia 4, nas dependências do TCE-MT.

O evento é transmitido ao vivo pela TV Contas e pelo YouTube. Ao final, as palestras estarão disponíveis no Portal da instituição. Todos os trabalhos serão reunidos em um e-book, a ser lançado em novembro, durante o Congresso Nacional dos Tribunais de Contas.

+ Acessados

Veja Também