Durante operação fora da Estação Espacial Internacional (EEI), as astronautas da Nasa Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara deixaram uma maleta de ferramentas cair na órbita terrestre — e, incrivelmente, o objeto pode ser visualizado por meio de binóculos.
Conforme reportado pelo site Space.com, a maleta viaja desde o dia 2 de novembro logo à frente da EEI, com magnitude visual ligeiramente menos brilhante do que a do planeta Urano para os observadores terrestres.
Para visualizar o objeto, é preciso localizar a estação em questão, o que pode ser feito por meio de aplicativo disponibilizado pela agência espacial americana (tanto para Android quanto para IOS).
A observação deve rolar por alguns meses, até que a maleta se desintegre, no momento em que chegar a 113 quilômetros acima da superfície terrestre.
Na rede social X, antigo Twitter, Jonathan McDowell, astrônomo do Harvard Center for Astrophysics, revelou alguns dados sobre o objeto.
“A bolsa com trava da tripulação, que flutuou livremente durante a caminhada espacial EVA-89 de 1º de novembro, foi catalogada como 58229/1998-067WC, em uma órbita de 415 km x 416 km”, diz a postagem.