Tecnologia de baixa emissão de carbono será discutida na Agroleite

Redação PH

Redação PH

rodada do armazena mt reúne mais de 250 participantes

Tecnologia de baixa emissão de carbono será discutida na Agroleite

A cidade de Castro (PR), capital nacional do leite, recebe mais uma edição do Fórum de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa. A ação acontece nesta quarta-feira, 16, na Agroleite, considerado o mais completo encontro para lançar produtos, novas tecnologias e serviços, voltado para todas as fases da cadeia leiteira e que tem como objetivo apresentar o potencial da produção de leite no país.

O tratamento de dejetos animais para a geração de energia, como forma de melhorar a renda dos produtores rurais, agregando sustentabilidade, será o tema de encontro que tem como objetivo sensibilizar os envolvidos na cadeia de pecuária intensiva de gado de leite e corte para o uso de tecnologias que reduzam a emissão de gases de efeito estufa.

Serão três palestras com os temas: ”Plano ABC e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, que será ministrada pelo Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Sidney Medeiros; “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva”, apresentada pelo consultor do Ministério da Agricultura, Cleandro Pazinato Dias e “Geração de Renda a partir dos Dejetos da Pecuária”, coordenada pelo Consultor do Ministério da Agricultura, Fabiano Coser.

Durante o ano de 2016, o projeto levantou modelos de tratamento de dejetos animais na suinocultura, seguidos da avaliação econômica. Os modelos viáveis foram difundidos por meio de fóruns nas principais regiões produtoras do Brasil. “Agora é o momento de difundir tecnologias para os produtores de bovinos de corte e leite do país, fomentando o uso de equipamentos e métodos que reduzam a emissão de carbono, além de divulgar e promover os benefícios da produção com baixa emissão, em modelo que pode ser seguido por produtores de todo o país”, explica o consultor, Fabiano Coser.

O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite que busca através de sua programação apresentar o potencial de produção de leite da região nos aspectos qualitativo e quantitativo. Durante o encontro também são realizados fóruns, seminário internacional e painel para se discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor.

O Projeto “Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, visa, ao longo de um ano, avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos na pecuária, como parte do Plano ABC.

Plano ABC

O Plano ABC (Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas Visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura) é uma política pública composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa de combate ao aquecimento global.

É estruturado em sete Programas: 1) Recuperação de Pastagens Degradadas; 2) Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); 3) Sistema Plantio Direto (SPD); 4) Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN); 5) Florestas Plantadas; 6) Tratamento de Dejetos Animais; e, 7) Adaptação a Mudanças Climáticas.

Entre os compromissos firmados pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), se destacam: ampliar o uso de tecnologias para tratamento de 4,4 milhões de m3 de dejetos de animais para geração de energia e produção de composto orgânico, além de recuperar uma área de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas por meio do manejo adequado e adubação, entre outras.

+ Acessados

Veja Também