TCU aprova obra para nova ferrovia que vai ampliar a logística em Mato Grosso 

Lucas Perrone

Lucas Perrone

TCU aprova obra para nova ferrovia que vai ampliar a logística em Mato Grosso 

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou hoje (30) de forma unânime a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO),  no trecho compreendido entre Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), este é o passo prioritário para o início da obra que será executada pela Companhia Vale. “Essa é uma luta nossa, junto com entidades do agronegócio, Fiemt, o prefeito Maurão  e vereadores de Água Boa, bem como prefeitos e vereadores de municípios circunvizinhos e a população que será beneficiada com a chegada do trilhos na região, com oportunidade de emprego e desenvolvimento sócio-econômico, essa obra é uma marco histórico para o Araguaia”, destacou o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho.

A obra está avaliada em R$ 2,73 bilhões e vai servir integrar o Vale do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul.

Nininho foi um dos principais defensores do projeto da nova ferrovia, que vai aumentar ainda mais a integração logística de Mato Grosso. 

O projeto passou a ganhar força e respaldo da classe política e empresarial, em junho do ano passado, após uma  audiência pública  requerida pelo deputado, em parceria com o senador  Wellington Fagundes (PR). O resultado da audiência foi fundamental para a aprovação da obra pelo TCU.

A audiência contou com a presença do ministro de infraestrutura, Tarcísio Gomes, que fez toda explanação sobre a obra, e também com a presença do governador Mauro Mendes, do senador Jayme Campos, deputados federais e estaduais, secretários estaduais.

Também participaram na época o então chefe do escritório de representação de Mato Grosso em Brasília, o  atual senador Carlos Fávaro, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios(AMM), Neurilan Fraga, do presidente da Ucmmat, Edcley Coelho, prefeitos, vereadores e entidades ligadas ao agronegócio.”Me  recordo bem da fala do ministro Tarcisio, quando ele disse que a FICO seria prioridade do governo federal  e hoje recebemos esta ótima notícia”, encerrou Nininho. 

+ Acessados

Veja Também