TCEstudantil proporciona experiência única a alunos de escola pública do CPA

TCEstudantil proporciona experiência única a alunos de escola pública do CPA

TCEstudantil proporciona experiência única a alunos de escola pública do CPA

Uma experiência para toda a vida. Assim pode ser traduzida a impressão geral manifestada por alunos da Escola Estadual de Ensino Médio “Dr. Leônidas Antero de Matos”, do bairro Morada da Serra, Setor III, que participaram do programa TCEstudantil nesta quarta-feira (29/08).

Formado por 51 estudantes do 1º ano e por quatro professores, o grupo foi recepcionado pela equipe da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), responsável pelo programa.

Após receberem material educativo e orientações para a visita monitorada, os estudantes participaram de uma palestra e roda de bate papo conduzida pelo auditor externo Marcelo Pereira da Silva.

Durante a palestra, os jovens, com idades entre 15 e 17 anos, puderam conhecer o funcionamento do TCE-MT, sua estrutura organizacional, seu papel constitucional de órgão independente de controle externo.

Também foi apresentado aos visitantes, os canais de comunicação e interação disponibilizados pelo Tribunal para a população, como o Geo-Obras e a Ouvidoria.

De forma descontraída e informal, o auditor externo abordou ainda a questão da corrupção e suas consequências, e demonstrou como as atitudes individuais do dia a dia podem resultar na banalização do desrespeito às leis, ao dinheiro e patrimônios públicos.

Os estudantes se identificaram com os exemplos citados pelo auditor, como a prática da “cola” nas provas escolares, jogar lixo na rua, ficar com o troco recebido a mais ao pagar alguma compra, furar fila e sinal de trânsito ou dar presentes ou dinheiro para alguém fazer algo fora das regras.

O palestrante salientou ainda a importância dos jovens exercitarem sua cidadania se interessando pela política e pela fiscalização e controle da Administração Pública.

Em seguida, os alunos puderam conhecer o plenário do TCE onde ocorrem as sessões de julgamentos dos diversos tipos de processos.

O assessor da SAI, Antônio Moraes Neto explicou ao grupo como se compõe o Pleno do Tribunal de Contas, a sua estrutura funcional com suas unidades de apoio técnico, jurídico e as Câmara de Julgamento.

Também informou ao grupo sobre as principais etapas de um julgamento na Corte de Contas.

A aluna Emily Ribeiro, disse ter ficado surpresa com tudo o que aprendeu durante a visita. “Eu não tinha a menor noção de como era o Tribunal de Contas e tudo o que é feito aqui.

Foi muito interessante saber que eu posso ser uma fiscal da Administração da minha cidade, das obras no bairro, dos serviços públicos e que posso denunciar ao TCE se vir alguma coisa errada, por exemplo. A visita foi bacana e vou levar para toda vida o que aprendi”, disse a estudante.

Em sua primeira visita ao TCE-MT, o estudante Jorge Fernando disse que conhecer o Tribunal de Contas o ajudou a entender melhor o que é uma instituição de controle externo.

“Não tinha ideia da importância da participação da gente na fiscalização dos recursos públicos.

Aprendi nessa visita que sem fiscalização, toda a riqueza que o país produz, no agronegócio, na exportação de carnes, por exemplo, pode se perder por causa da corrupção, dos desvios e das ilegalidades que podem ser cometidas pelos gestores públicos.

Agora, vou poder acompanhar os administradores públicos e exercer minha cidadania denunciando aquilo que estiver errado”, frisou.

O professor de educação física, Aluizio Savassi Júnior, um dos monitores do grupo, considerou a visita muito esclarecedora e útil para todos.

“O TCE está de parabéns pelo programa TCEstudantil, que aproxima a instituição dos jovens estudantes e da sociedade, ajudando na conscientização de todos para o exercício da cidadania plena, algo fundamental para todos, especialmente para eles que estão entrando na vida adulta e tem um futuro pela frente”, destacou.

+ Acessados

Veja Também