TCE se reúne com gestores de Cuiabá para debater realinhamento do plano estratégico

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

TCE se reúne com gestores de Cuiabá para debater realinhamento do plano estratégico

Equipe técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso se reúne nesta quarta-feira (15.03) com os gestores da Prefeitura de Cuiabá para discutir o realinhamento do planejamento estratégico do município para o quadriênio 2017/2020. O encontro será realizado no auditório do Palácio Alencastro, das 10h ao meio-dia, e contará com apresentação dos projetos do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e palestra sobre 'Desafios da Gestão Estratégica', ministrada pelo professor doutor Eber Capistrano, da UFMT.

De acordo com a coordenadora do PDI no Tribunal de Contas, a chefe da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG), Naíse Godoy de Campos Silva Freire, Cuiabá já está entre os 23 municípios do Estado adesos ao PDI. Porém, segundo o último diagnóstico de avaliação, a capital não apresentou resultado satisfatório em nível de maturidade, o que levou a equipe do PDI a decidir desenvolver em Cuiabá um trabalho diferenciado em 2017.

Naíse destaca que o objetivo é transformar a capital em modelo de gestão pública e, para isso, Cuiabá receberá um número maior de horas-aula, além de acompanhamento de perto pelas equipes do programa, inclusive da consultora contratada, a professora doutora Elisabete Queiroz, que estará presente na reunião de amanhã. A secretária da SAUG explica ainda que o momento é oportuno para o início dos trabalhos, já que houve mudança de gestores, e também porque os municípios começam agora a elaborar as peças orçamentárias.

Desde a adesão ao programa, em 2012, Cuiabá praticamente se dedicou à implantação do projeto 1 do PDI, de Apoio ao Planejamento Estratégico. No entanto, o programa é composto de mais quatro projetos, quais sejam: Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, Orientação por Meio de Cursos Presenciais e à Distância, Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo-Obras e Modernização Institucional, nessa ordem.

Responsável pelo projeto 2, a chefe da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do TCE-MT, Cassyra Vuolo, também estará presente ao debate. Ela irá tratar da importânca do controle social no município e trará para o debate sugestão de ações como oficinas de transparência, oficinas com conselhos de políticas públicas e capacitação de conselhos via EAD.

+ Acessados

Veja Também