TCE-MT sedia nesta terça-feira o lançamento de duas obras sobre controle social

Redação PH

Redação PH

TCE-MT sedia nesta terça-feira o lançamento de duas obras sobre controle social

O Tribunal de Contas de Mato Grosso e a Universidade Federal de Mato Grosso lançam nesta terça-feira (31.10) os livros “Os Conselhos Municipais de Políticas Públicas em Mato Grosso – Mapeamento, desempenho e perspectivas” e “Educação à Distância: Informação em Cidadania e Controle Social”, produzidos em conjunto pela Publicontas e a Uniselva. O evento será realizado no auditório da Escola Superior de Contas, na sede do TCE, das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

A produção dos livros ficou sob a coordenação da secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo. Conforme a secretária da SAI, os conteúdos são produtos das ações do Projeto 2 do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do TCE-MT, que tratam do incentivo ao acesso à informação e à consciência cidadã. O público-alvo são cursistas e tutores do EAD “Cidadania e Controle Social”, além de conselheiros de políticas públicas, responsáveis pelo PDI e sociedade em geral.

Cassyra Vuolo explica que os livros são frutos do trabalho desenvolvido pela SAI a partir de 2012, quando tiveram início as oficinas de capacitação dos conselheiros de políticas públicas com objetivo de inserir as demandas da sociedade no planejamento estratégico dos municípios. “Naquele primeiro diagnóstico verificamos que a capacitação era o desejo de 90% dos conselheiros, que admitiam não saberem exercer a função”, destaca.

Quatro anos depois, após as capacitações anuais, os autores elaboraram novo diagnóstico, dessa vez para conhecer o impacto do trabalho realizado. “Após a interação será que amadureceram, passaram a participar das audiências públicas? Vieram ao TCE, melhoraram a comunicação com o Executivo, com o Legislativo? Essas respostas estão no livro sobre os conselhos”, explicou Cassyra Vuolo, acrescentando que foram pesquisados 613 conselheiros dos 40 maiores municípios de Mato Grosso adesos ao PDI até 2015.

Quanto ao EAD, Cassyra explica que o livro aborda o caminho trilhado pelo Tribunal de Contas e também pela UFMT para o êxito do curso, que havia capacitado duas mil pessoas em cidadania e controle até o final do ano passado. “Tínhamos uma turma heterogênea e manter tantas pessoas diferentes até o final do curso, estimuladas, foi um grande desafio”, observa a secretária da SAI. Essa obra trará ainda a seleção dos dez melhores trabalhos elaborados pelos conselheiros durante o EAD.

+ Acessados

Veja Também