TCE do Amazonas atua na prevenção para garantir preservação ambiental

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

TCE do Amazonas atua na prevenção para garantir preservação ambiental

O Tribunal de Contas do Amazonas faz auditorias para controlar licenças ambientais, a aplicação da lei de resíduos sólidos, as unidades de conservação, o manejo florestal, o abastecimento de água, a qualidade de água, e muitas outras ações ambientais que resultem em benefício para a população. Segundo o conselheiro Júlio Pinheiro, responsável pela apresentação da boa prática da Corte de Contas no V ENTC, em Cuiabá, a missão do TCE-AM é cumprir o artigo 225, da Constituição, que garante a todos os brasileiros um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Júlio Pinheiro lembra que é dever do poder público proteger e presevar o meio ambiente para a presente e futuras gerações. Portanto, a ação dos TCs é garantir a aplicação da lei no sentido de preservar todos os biomas brasileiros, como floresta amazônica, pantanal mato-grossense, mata atlântica, área do mar, zona costeira, porque tudo é patrimônio nacional, como está na Constituição.

O conselheiro destaca que no Amazonas esse controle patrimonial é feito do ponto de vista da prevenção, pois estabelece como meta o risco, e não o dano. “Quando acontece o dano, muitas vezes é irreversível”, lamenta. Júlio Pinheiro avalia que por atuarem de ofício, os TCs podem determinar que o poder público expeça licenças ambientais dentro dos critérios legais, por exemplo. “A importância da ação preventiva dos nossos Tribunais, garantindo o que está previsto na Constituição, é extraordinária. A proteção ambiental significa uma vida sadia no presente, no futuro e para as futuras gerações”, alerta.

+ Acessados

Veja Também