TCE de Santa Catarina é pioneiro em projeto que será expandido para todo o país

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

TCE de Santa Catarina é pioneiro em projeto que será expandido para todo o país

O pioneirismo do Tribunal de Contas de Santa Catarina em aderir ao Observatório da Despesa Pública Estadual (ODP.TCE-SC), cooperar com a Controladoria Geral da União (CGU) e integrar metodologias, experiências, informações e tecnologias, vem impactando diretamente na qualidade do monitoramento do gasto público no Estado. Por isso, o caso de sucesso que se expandirá para todas as instituições de controle externo do país nos próximos anos foi apresentado na manhã desta quarta-feira (23/11) durante o seminário de boas práticas do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que acontece no TCE de Mato Grosso, em Cuiabá.

De acordo com o conferencista e vice-presidente do TCE de Santa Catarina, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, 22 Tribunais de Contas do país já aceitaram participar formalmente da implantação desta metodologia da CGU e promover ações coordenadas entre os controles interno e externo para auxiliar no processo de avaliação da gestão e monitoramento do gasto público. “É uma importante ferramenta de apoio, porque fiscaliza e aponta caminhos para o gestor aprimorar suas próprias contas. Trabalhos nesse sentido já vêm sendo realizados para averiguar preços, como passagens aéreas e, além de fiscalizar, temos dado apoio aos gestores para corrigir eventuais falhas da administração”, completou o palestrante, que será responsável pela operacionalização e expansão do ODP.TCE Santa Catarina.

Em 13 de dezembro haverá o primeiro seminário para esse compartilhamento de informações. “Agora é o momento de trabalhar em rede, banco de dados, experiências. Essa rede vai ser tanto mais forte quanto maior a participação dos Tribunais de Contas”,
concluiu o palestrante.

+ Acessados

Veja Também