Taques recebe medalhista de ouro das Olimpíadas de Matemática


O mato-grossense João Vitor Balbino Girardi foi premiado em 2014 como um dos 500 melhores estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a maior competição mundial da área. O adolescente de Arenápolis, aluno do 8º ano da escola municipal prefeito Duilio Ribeiro Braga, esteve no Palácio Paiaguás nesta segunda-feira (14.09) a convite do governador Pedro Taques. A edição em que jovem de 13 anos se consagrou com a medalha de ouro teve a participação de mais de 18 milhões de alunos, de aproximadamente 47 mil escolas espalhadas por todo o país.

A primeira vez que o estudante participou das Olimpíadas foi em 2013, quando conquistou uma das 4.500 medalhas de bronze distribuídas. Em 2015 ele foi mais uma vez selecionado para a segunda fase, junto com outros 11 estudantes de sua escola, e está na expectativa pelo resultado. “Quando recebi o recado de que tinha ganhado o ouro o ano passado foi só felicidade.

Espero este ano conseguir mais uma medalha”. Para se tornar um campeão, não tem segredo. “É muito estudo, dedicação e vontade de ganhar”, ensina o estudante que também vem colecionando medalhas no esporte. “Ganhei duas medalhas no Jiu Jitsu este ano. Mas é só lazer, quero mesmo é ser engenheiro”, diz o jovem que sonha com um futuro na engenharia mecatrônica, eletrônica ou de computação.

Graças a medalha de ouro, ele já conseguiu realizar alguns sonhos, como a bolsa de inglês oferecida pela escola CCAA, um desejo antigo do estudante, que sempre quis se aperfeiçoar no idioma mas a família não tinha condições de pagar um curso em escola particular. Outra novidade foi a ida até o Rio de Janeiro, para o recebimento da medalha, junto com outros 500 estudantes que também conquistaram o ouro. A premiação lhe proporcionou a primeira viagem de avião, um sonho de infância. Acompanhado do pai, o estudante ficou três dias em terras cariocas e conheceu o mar.

O talento para matemática não vem de casa. A mãe, Roseli Aparecida Balbino Girardi, diz que João Vitor foi o primeiro da família a se destacar na disciplina e que nunca cobrou o filho, que conquistou tudo por méritos próprios. “Sempre foi bom aluno, muito elogiado pelos professores. Ele é um orgulho para toda a família, é muito dedicado no que faz. Espero que consiga se tornar engenheiro e conquiste tudo o que almeja por meio do estudo”.

O governador Pedro Taques reconheceu o talento de João Vitor e abriu as portas para auxilia-lo no que fosse necessário para que possa continuar representando brilhantemente o Estado. Taques conheceu o garoto em visita ao município de Arenápolis e destacou que o estudante é um exemplo para os demais adolescentes do estado. “Nós temos a honra de ter um aluno da rede púbica municipal entre os campeões das Olimpíadas de Matemática. Parabenizo os pais e professores que incentivam os seus alunos a participarem das competições. João Vitor, você orgulha Mato Grosso”.

Assim como João Vitor e sua mãe, que agradeceram o convite e a recepção do governador, o prefeito João Mauro Figueiredo ressaltou a atenção que Taques vem dando a educação, demonstrando isso ao receber estudantes que se destacam no Palácio Paiaguás.

“Temos aqui um talento que precisa de ajuda para que continue nessa brilhante carreira que com certeza ele vai trilhar e o governador se mostrou muito sensível por abrir as portas do Estado a este jovem que vai dar muito orgulho ainda para nossa escola, para o município de Arenápolis e para o estado de Mato Grosso”, destaca o prefeito.