Taques pede plano para implantação de faculdade de tecnologia em MT

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

Taques pede plano para implantação de faculdade de tecnologia em MT

O governador Pedro Taques determinou nesta quinta-feira (22.12) que as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e a de Desenvolvimento Econômico (Sedec) trabalhem conjuntamente em um projeto de criação de faculdade de ensino tecnólogo do Estado de Mato Grosso. O modelo deve seguir como base a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatecs). Nesta sexta, o governador Pedro Taques participou de reunião com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, que administra as Fatecs, Laura Lagana.

A diretora informou ao governador que são 66 faculdades de tecnologia e 220 escolas técnicas, com 220 mil alunos em São Paulo, no total. Ela colocou à disposição do Governo de Mato Grosso toda a expertise desenvolvidas pelo Estado de São Paulo nos 47 anos de existência da rede de ensino técnico e tecnológico. “O Centro Paula Souza tem essa experiência, está com tudo pronto e apresentamos ao governador Pedro Taques as vantagens dessa implantação aqui em Mato Grosso”, disse.

Taques destacou a importância de criação de cursos ligados ao agronegócio, setor da economia em que Mato Grosso se destaca. A Fatecs já tem trabalho neste sentido, com cursos de tecnologia do agronegócio e outro de mecanização de agricultura de precisão. Além de um novo curso, o big data no agronegócio, que trata da internet e agro.

O secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Elias Santos, destacou que hoje a Secitec tem nove escolas técnicas com mais oito em construção, o que deve dobrar o número de alunos atendidos até o ano de 2018. Com isso, receberam o pedido do governador para a implantação da Fatecs no estado.

Elias conta que o governador determinou um estudo para o próximo mês. Para isso, uma equipe da Secitec e da Sedec irão a São Paulo estudar mais profundamente o trabalho da Fatec para definir sobre a implantação em Mato Grosso já no segundo semestre de 2017.

Segundo Elias, após conhecer melhor a Fatecs, as duas secretarias vão estudar as demandas das diferentes regiões do estado para a implantação dos cursos.

+ Acessados

Veja Também