Suplementos alimentares são aliados da musculação

Suplementos alimentares são aliados da musculação
Agência Brasil

Suplementos alimentares são aliados da musculação

O mercado fitness brasileiro é um dos maiores do mundo: de acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD), ele perde em tamanho apenas para o americano. Em 2015, havia mais de 30 mil estabelecimentos do tipo em todo o país, com quase oito milhões de alunos.

O problema é que, no prazo de um ano, menos de 4% deles continuam malhando regularmente. Um dos principais motivos por trás disso é a demora para ver resultados, que podem levar meses para serem evidentes. Isso, por sua vez, faz com que muitas pessoas recorram aos suplementos alimentares, na esperança de que essas substâncias sejam uma ajuda para obter o corpo dos sonhos. Apesar de sua popularidade, seu uso ainda causa polêmica entre profissionais da área.

Suplementos alimentares: heróis ou vilões?

Como o seu próprio nome diz, suplementos alimentares são substâncias que visam complementar a ingestão de nutrientes que acontece por meio da alimentação. Sejam eles vitaminas, proteínas ou até mesmo termogênicos ou queimadores de gordura como também são conhecidos, sob a forma de infusões, cápsulas ou em pó, cada um tem um efeito particular sobre o organismo de quem os ingere.

Isso, por sua vez, faz com que o equilíbrio seja fundamental: suplementos são seguros e eficazes, mas apenas quando ingeridos da maneira e na quantidade corretas. Por exemplo: de nada adianta tomar creatina, que aumenta temporariamente a força física, depois de treinar. Ela deve estar presente no pré-treino. Além disso, é essencial observar a quantidade indicada pelo fabricante, já que, em excesso, tais substâncias podem prejudicar o funcionamento de determinados órgãos, como o fígado e os rins. Com esses cuidados, será possível aproveitar tudo que os suplementos alimentares têm a oferecer.

Nem todos os suplementos alimentares ajudam a ganhar massa

Reduzir o percentual de gordura e aumentar a massa muscular é uma das demandas mais comuns de alunos em academias Brasil e mundo afora. Assim, além de investir em exercícios aeróbicos, boa parte dessas pessoas considera usar suplementos alimentares para aumentar a ingestão de proteínas, e, consequentemente, acelerar o crescimento dos músculos.

Contudo, é preciso ter em mente que nem todos eles são apropriados para quem malha em busca da hipertrofia, ou mesmo de uma melhor definição corporal. Os suplementos vitamínicos, por exemplo, são indicados para pessoas que têm dificuldade de absorção ou

não ingerem uma quantidade satisfatória de tais substâncias, o que, por sua vez, compromete a sua saúde. No caso dos adeptos da musculação que querem ver resultados mais rápidos, é recomendado o uso de:

* Whey protein, que ajuda no emagrecimento e na formação de músculos;

* Creatina, que aumenta a força muscular e ajuda em treinos mais pesados;

* BCAA, que ajuda na manutenção dos processos vitais dos músculos;

* Glutamina, que colabora na recuperação dos músculos após o treino.

Além dos suplementos, boa alimentação e disciplina são fundamentais

Embora seja inegável que os suplementos alimentares ingeridos corretamente sejam de grande ajuda para conquistar o corpo dos sonhos, é preciso ter em mente que a sua ingestão, por si só, é inócua: é fundamental que ela seja alinhada com uma alimentação equilibrada e com uma rotina de exercícios compatível tanto com os objetivos e os limites do corpo de quem a executa.

O motivo por trás disso é o fato de que a suplementação, como o seu próprio nome diz, é um complemento, uma ajuda para que os treinos consigam render resultados mais rapidamente. Assim, praticamente todos os nutrientes usados pelo organismo são provenientes da alimentação. Daí a importância de seguir as orientações de um nutricionista.

Da mesma forma, os suplementos alimentares, por si só, não fazem os músculos crescerem: eles apenas potencializam os efeitos dos exercícios físicos. Consequentemente, é fundamental que eles sejam acompanhados de uma rotina de exercícios elaborada e seguida por um profissional da área da educação física.

A ingestão de suplementos alimentares deve ser acompanhada por um profissional

Em busca do corpo perfeito, muitas pessoas fazem más escolhas, seja alimentando-se incorretamente ou se exercitando acima dos limites de seu corpo. Outra prática comum é a ingestão de suplementos alimentares sem o devido acompanhamento de um profissional, como um médico, e, principalmente, um nutricionista.

Além do risco de investir em uma substância que não trará o resultado esperado, quem adota essa prática também arrisca a sua saúde. Isso, por sua vez, não se limita aos problemas no funcionamento de órgãos: alguns suplementos são fabricados à base de componentes que podem causar alergia em algumas pessoas. É por conta disso que os intolerantes a lactose não devem beber o Whey Protein feito à base de leite, preferindo as versões feitas com as proteínas da soja e da carne. Da mesma maneira, determinadas substâncias podem interagir com certos medicamentos, fazendo com que estes percam o efeito ou até mesmo causando reações adversas.

+ Acessados

Veja Também