O Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Terrestre de Rondonópolis e Região (STTRR) tem buscado garantir apoio a projetos educacionais. O presidente do STTRR, Afonso Aragão, tem colocado em prática diversos projetos com ênfase à educação e apoiado também inciativas do setor.
Um exemplo é o projeto “Desafio Pontes de Palitos – Descobrindo Engenheiros” desenvolvido pela escola Dom Pedro II André Maggi. “ Este projeto visa desenvolver a habilidade dos estudantes na criação de sistemas estruturais simples. Parabéns aos professores idealizadores: Patric, Marcela, Joél, Iago, Aghton, José Marcos, Marcelo, Marcos, Dionson e à Orientadora de área Crisnaiara Cândido por destacarem a importância da aplicação prática do conhecimento”, disse Afondo.
O projeto, executado durante as aulas de Práticas Experimentais, contou com o apoio de outros professores da área de Ciências da Natureza. Os estudantes, desafiados a construir pontes com cola e palitos de picolé, buscaram inspiração em diversos tipos para atender às especificações do edital. Os melhores projetos vão ainda receber premiação em dinheiro.
A fase final será na terça-feira (21) na Escola Dom Pedro II André Maggi, onde serão realizados os testes de capacidade das pontes. O evento começa às 13h30 com uma palestra de um engenheiro, depois a competição de quebra das pontes e por último as premiações.
Além do STTRR, o projeto tem apoio do SETCAR, ACIR e a vereadora Kalynka Meirelles.