Soluções em sistemas espaciais são apresentadas pela Agência Espacial Brasileira ao Governo de MT

Foto por: assessoria

Soluções em sistemas espaciais são apresentadas pela Agência Espacial Brasileira ao Governo de MT

O desenvolvimento de Mato Grosso com auxílio de tecnologias espaciais foi o tema de reunião nesta quinta-feira (1°) entre o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, o diretor de Gestão de Projetos, Paulo Barros, e equipe.

“A agência do Governo Federal veio conhecer as demandas do Estado em relação ao setor espacial. De pronto, relatamos nossa dificuldade com a conectividade em Mato Grosso, além de apresentarmos as potencialidades do agronegócio, infraestrutura e logística que podem utilizar as tecnologias oferecidas pela agência espacial”, disse Miranda.

O presidente da AEB informou que as visitas ao Estado – já conheceram a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ainda conversarão com a Secretaria de Estado de Tecnologia e Inovação (Seciteci), buscam conhecer as demandas e oferecer soluções.

Mato Grosso, segundo César Miranda, é grande e tem necessidades de conectividade, observação e monitoramento de clima, aplicações agricultura, logística e principalmente no setor mineral, que é uma das grandes riquezas do Estado.

“Sistemas espaciais podem enriquecer informações sobre financiamento de safras e riscos meteorológicos, além de dar mais segurança, não só para o produtor, mas também para o financiador. É interessante para a AEB agregar valor nesse tipo de atividade”, destacou o presidente da AEB.

Segundo Carlos Moura, no próximo mês a equipe da Agência Espacial Brasileira deve apresentar ao Governo do Estado projetos e iniciativas que solucionem as demandas colhidas durante as visitas presenciais e videoconferências.

+ Acessados

Veja Também