Soldados israelenses matam palestina que tentou atropelá-los

Redação PH

Redação PH

retórica de trump é xenofóbica, e não populista, afirma obama

Soldados israelenses matam palestina que tentou atropelá-los

Soldados israelenses mataram nesta sexta-feira (4) na Cisjordânia uma palestina que atropelou um deles com um carro, informou o exército israelense.

O incidente aconteceu por volta das 7h locais (2h de Brasília) em uma estrada de acesso ao bloco de assentamentos israelenses de Gush Etzion, que fica ao sul de Jerusalém.

"Uma agressora lançou seu veículo contra um soldado que estava de guarda na intersecção de Gush Etzion. O soldado foi ferido e removido para receber tratamento médico. As forças no local responderam à ameaça imediatamente e atiraram contra a agressora, o que resultou em sua morte", informou o exército em comunicado.
"Uma faca foi encontrada no veículo" da agressora, acrescentou a instituição militar na nota.

Segundo o serviço de emergências Maguen David Adom (Estrela de Davi Vermelha, equivalente à Cruz Vermelha), a situação do soldado é estável.

Este incidente se inscreve na onda de violência e de ataques palestinos contra israelenses que vêm acontecendo desde outubro do ano passado.

Desde então, 186 palestinos morreram, dois terços deles baleados ao perpetrar ou tentar cometer ataques (confirmados e supostos) e o restante em enfrentamentos com as forças de segurança israelenses. Também perderam a vida 30 israelenses, dois estrangeiros e um palestino.

Segundo as estatísticas do Ministério das Relações Exteriores de Israel, agressores palestinos fizeram ou tentaram cometer 192 ataques com armas brancas, 76 com armas de fogo e 40 atropelamentos propositais nos últimos cinco meses.

As autoridades palestinas, por outro lado, asseguram que pelo menos 36 dos palestinos mortos por forças de segurança e colonos israelenses foram submetidos a "execuções sumárias" que não eram necessárias para conter os supostos agressores.

(* Com France Presse e Agência Efe)

+ Acessados

Veja Também