Situação de Ceope será tema de audiência pública

Redação PH

Redação PH

29 diretórios estaduais ainda não prestaram contas ao tre; prazo termina terça-feira

Situação de Ceope será tema de audiência pública

Devido aos sérios problemas que vêm ocorrendo com o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), como a dificuldade nos atendimentos e falta de materiais de trabalho; o deputado Dr. Leonardo (PSD), em reunião com servidores, representantes da Associação Síndrome de Down de Mato Grosso e pais dos usuários do Ceope, propôs uma audiência pública para discutir o assunto.

Durante a reunião, uma das servidoras afirmou que “falta tudo no Ceope” e destacou que, agora, o último contratempo é a questão do prédio, pois o espaço em que eles estão localizados é do Hospital de Câncer e a unidade solicitou o local. Ela destacou que o Centro fazia um atendimento de 700 pacientes por mês, contudo, há muito tempo, os servidores estão ociosos já que não têm insumos para desempenhar suas funções.

“É complicado, pois falta tudo. Não podemos atender um paciente sem os devidos procedimentos. Desde 2012, o Ceope vem decaindo a qualidade do atendimento, pela falta de investimento. Estamos aqui pedindo socorro ao deputado Dr. Leonardo, pois sabemos que ele é médico e conhece de perto como é a realidade da saúde pública. A nossa esperança é que ele olhe por nós”, salientou a servidora.

Mãe de uma criança especial, a dona de casa Marli da Silva falou sobre as dificuldades que enfrenta para que sua filha receba atendimento. “Ela fazia tratamento dentário no Ceope desde bebê. Mas, nos últimos anos, eles só estavam fazendo serviços básicos de limpeza e agora nem isso mais. Cheguei a levá-la para fazer tratamento particular, mas é difícil o dentista querer tratá-la, pois é uma paciente especial, tem todo um cuidado diferenciado, por conta da agitação e o nervosismo, e o Ceope é o local referência para isso. Sinto-me desamparada sem o atendimento do Ceope”, lamentou.

O Ceope deveria oferecer serviços de média e alta complexidade no diagnóstico e assistência bucal completa, incluindo a necessidade de também realizar diagnóstico de câncer bucal. Ele já foi referência para o Centro-Oeste por oferecer tratamento de lesões bucofaciais e serviços na área de prevenção.

O deputado Dr. Leonardo garantiu que dará atenção especial ao assunto e, na próxima semana, levará a situação ao governo do estado. “É preocupante, pois a demanda é grande e agora, com a questão do prédio, realmente precisamos de uma medida urgente. Nesta reunião pude sentir a tristeza que passa os pais e funcionários. O Ceope tem uma equipe excelente, estes servidores são bravos guerreiros e só precisam de condições de trabalho. Agradeço a confiança destas pessoas ao me procurarem e em breve teremos uma resposta, mas já adianto que vamos organizar uma audiência pública para estar fazendo as primeiras discussões, envolvendo os responsáveis e a sociedade como um todo”, destacou.

+ Acessados

Veja Também