Site da Anatel sofre com ataque de DDoS

robô gigante estilo ‘avatar’ dá primeiros passos na coreia do sul

O site da Anatel, e seus serviços online – reclamações e homologação de aparelhos, etc – ficou fora do ar nesta quinta-feira (21) devido ao que parece ter sido um ataque de DDoS. A página continuou inacessível até esta sexta (22) e tem voltado aos poucos.

O Caiu, site que mostra o que está fora do ar no Brasil, relatou que a página da Anatel ficou fora do ar por conta de um volume acima do normal de acessos simultâneos, com picos de tráfego nas dezenas de gigabit por segundo. Em outras palavras, um DDoS.

A maior parte veio de IPs registrados fora do país, o que também condiz com esse tipo de ataque.Num DDoS, é comum que hackers utilizem uma botnet, ou seja, uma rede de computadores robôs, para gerar o tráfego na página.

Recentemente, a Anatel deu um parecer favorável ao limite de banda larga que algumas operadores querem instituir na internet brasileira. Nós explicamos como isso pode ser prejudicial aqui. Recentemente, João Rezende, presidente da agência, usou jogos online em defesa da prática, e foi repreendido pela Abragames.

Via Olhar Digital