Sisu 2019: universidades públicas decidem em maio a oferta de vagas

Procedimentos devem ser feitos no sistema SiSU Gestão

Estudantes interessados em participar da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deste ano devem ficar atentos: entre os dias 02 e 10 de maio as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do país assinam o Termo de Adesão ao processo seletivo.

A publicação do edital foi divulgada nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU). A assinatura eletrônica e todos os demais procedimentos devem ser feitos no sistema SiSU Gestão. De acordo com o cronograma, haverá ainda um período para a retificação do documento, entre os dias 13 e 17 de maio, às 23h59 (horário de Brasília).

Neste período, será definida a quantidade de vagas ofertadas no SiSU 2019.2. Na primeira edição deste ano, foram disponibilizadas 235.461 oportunidades em 129 instituições públicas de ensino – entre universidades, institutos federais e faculdade municipal.

O edital esclareceu ainda que a seleção dos candidatos às vagas será realizada exclusivamente com base na nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – obtida pelos participantes. A pontuação pode ainda ser utilizada em processos seletivos válidos para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Bolsas de estudo também são alternativa para cursos de graduação

Quem ainda sonha em ingressar no Ensino Superior ainda este ano pode recorrer ao Educa Mais Brasil, que é o maior programa de bolsas de estudo do país. Basta acessar a página em parceria com o portal Primeira Hora. Há oportunidades com descontos nas mensalidades de até 70% de desconto.