Sistema Famato e Embrapa Pantanal iniciam 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Redação PH

Redação PH

sistema famato e embrapa pantanal iniciam 2º ciclo de palestras bioma pantanal

Sistema Famato e Embrapa Pantanal iniciam 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) promovem de 16 a 18 de abril o 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Pantanal de Corumbá-MS. O ciclo de palestras tem o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso.

Dois pesquisadores da Embrapa e um técnico da Famato irão percorrer os municípios de Poconé (16/04), Cáceres (16/04), Cuiabá (17/04) e Rondonópolis (18/04). Desta vez, os interessados em participar deverão fazer suas inscrições no Sindicato Rural dos respectivos municípios.

O objetivo é levar para esses municípios palestras específicas que auxiliem o produtor pantaneiro a melhorar o manejo do gado, a produtividade, sanidade animal e rentabilidade na fazenda.

A pesquisadora da Embrapa Juliana Corrêa Borges Silva abordará sobre os “Novos resultados com o uso de sêmen refrigerado na IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo)”. Juliana irá apresentar os resultados do projeto de pesquisa financiado pela Embrapa que utiliza o sêmen refrigerado em substituição ao tradicional sêmen congelado.

Segundo Juliana, o uso do sêmen refrigerado na IATF resulta em maior número de vacas prenhas que o sêmen congelado, entretanto deve ser usado um touro geneticamente superior. A pesquisadora afirma que a palestras vai trazer respostas para dúvidas como, por exemplo, qual a temperatura para manter o sêmen refrigerado, o tempo de refrigeração e o melhor diluidor para conservar o sêmen.

Já o pesquisador Urbano Gomes Pinto de Abreu falará sobre os resultados econômicos de sistemas intensificados por meio de IATF e desmama precoce no Pantanal. Urbano irá destacar os efeitos da desmama precoce no Pantanal, o desempenho dos bezerros, o reflexo na reprodução das matrizes e os custos da estratégia de suplementação, visando o aprimoramento e a adaptação desta tecnologia a este tipo de ambiente e outros.

A brucelose bovina será debatida pelo analista de Pecuária da Famato Marcos Coelho de Carvalho. O tema da palestra será “Estratégias de combate à brucelose bovina em Mato Grosso”.

Segundo Carvalho, a alta prevalência da brucelose pode causar muitos prejuízos para o produtor e até mesmo ao setor. “A nossa intenção é conscientizar o produtor da importância de combater essa zoonose e a conscientização só será completa com a participação de todos”.

O 3º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal estáprevisto para acontecer no segundo semestre de 2018,desta vez em parceria com a Embrapa Gado de Corte de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Para mais informações entrar em contato pelo telefone (65) 3928-4467.

SERVIÇO

POCONÉ

O que:2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando:16 de abril (segunda-feira)

Onde:Sindicato Rural de Poconé

Horário:13h

Informações e inscrições:(65) 3345-1208

CÁCERES

O que:2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando:16 de abril (segunda-feira)

Onde:Sindicato Rural de Cáceres

Horário:19h

Informaçõese inscrições:(65) 3223-2111

CUIABÁ

O que:2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando:17 de abril (terça-feira)

Onde:Sindicato Rural de Cuiabá – Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro

Horário:18h

Informaçõese inscrições:(65) 3623-0554

RONDONÓPOLIS

O que:2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

Quando:18 de abril (quarta-feira)

Onde:Sindicato Rural de Rondonópolis

Horário:18h

Informaçõese inscrições:(66) 3423-2990

+ Acessados

Veja Também