Sistema eletrônico funcionará em nove institutos de pesquisa

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Sistema eletrônico funcionará em nove institutos de pesquisa

OSistema Eletrônico de Informações (SEI) entra em operação em sete institutos de pesquisa doMinistério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Aferramenta permite a análise digital de processos, reduzindo o tempo de tramitação e o uso de recursos.

Até junho deste ano, a ferramenta vai alcançar outras nove unidades, envolvendo, ao todo, 3.260 servidores.De acordo com o Ministério do Planejamento, 53 entidades da administração federal já implantaram o sistema.

A expectativa do MCTIC é que os institutos desfrutem dos mesmos benefícios que já são aproveitados pelo ministério, como a análise simultânea de processos por mais de um setor e a economia de recursos com a apreciação 100% digital dos processos.

"Demos prioridade aos institutos, porque eles fazem parte diretamente de nossa estrutura regimental. A gente já iniciou o projeto para implantação do SEI nas entidades vinculadas e, em paralelo, vamos planejar a entrada da ferramenta nas organizações sociais", afirma a coordenadora de Organização Institucional do MCTIC, Bianca Botelho.

Implantação

Entre dezembro de 2016 e março de 2017, mais de 300 multiplicadores foram capacitados nos institutos em todo o País e encarregados de treinar os servidores. O SEI pode ser utilizado em ações de pessoal, orçamento, compras e também nas demandas específicas de cada entidade, incluindo petições do público externo. Nas últimas semanas, já foram gerados 233 processos dos institutos dentro do sistema.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os Correios e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também já fazem uso do mecanismo.

Ferramenta

O uso do SEI no extinto Ministério das Comunicações começou em abril de 2014.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, o mecanismo faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), que tem como objetivo construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência e redução de custos.

+ Acessados

Veja Também