Sindicatos Rurais da Regional Querência têm demanda diversificada de treinamentos em março

Redação PH

Redação PH

sindicatos rurais da regional querência têm demanda diversificada de treinamentos em março

Sindicatos Rurais da Regional Querência têm demanda diversificada de treinamentos em março

Os sindicatos da regional de Querência, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) têm registrado uma diversificação na demanda por treinamentos. Assim como na maioria dos municípios mato-grossenses, o setor de máquinas e implementos agrícolas ocupam sempre os primeiros lugares do ranking dos mais demandados.

Líria Knutzen, mobilizadora do Sindicato Rural de Água Boa conta que um dos treinamentos mais pedidos para março é o de irrigação. "Foi solicitado pela Penitenciaria Major PM Zuzi Alves da Silva e atenderá 15 reeducandos". Durante o ano de 2017 foram realizados 12 treinamentos dentro da unidade prisional, já para este ano, além da irrigação ainda estão previstos outros três treinamentos.

A gerente de apoio administrativo e penal na penitenciaria Major PM Zuzi, Lucidalva Elias Costa, diz que o treinamento de irrigação, assim como os demais realizados em parceria com o sindicato rural de Água Boa e o SENAR-MT proporciona capacitação e qualificação para os reeducando e, isso, possibilita a reinserção deles na sociedade. "Me surpreendi com a qualidade do conteúdo e o comprometimento dos profissionais tanto do SENAR-MT, quanto do sindicato rural de Água Boa".

Já em Gaúcha do Norte, o treinamento de Relacionamento interpessoal é o que está sendo mais demandado. No início de março foram realizadas duas turmas, sendo uma na comunidade rural de Nova Esperança e outro na sede do sindicato rural atendendo pessoas ligadas ao comércio e órgão públicos. Ao todo foram capacitadas 30 pessoas. "Temos mais um previsto para o próximo dia 23 de abril", conta a mobilizadora do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Lazara Glesia.

Em Campinápolis, o sindicato, que também é atendido pelo escritório da regional de Querência, do SENAR-MT realizou turmas de treinamentos para capacitar pessoas que irão trabalhar na produção de minhocas e na sangria de seringueiras. Para março, a ideia é diversificar ainda com a realização de capacitação para quem pretende trabalhar com hidroponia. Um deles já aconteceu no início de março, na Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves e capacitou funcionários da escola e pessoas da comunidade e o outro foi no P.A Banco Terra. Ao todo serão capacitadas 25 pessoas.

E assim, cada município solicita treinamentos junto ao sindicato de produtores rurais e, consequentemente, junto ao SENAR-MT para capacitar pessoas nas mais diversas áreas e setores da agropecuária. Em Nova Nazaré, foi realizado em parceria com a prefeitura municipal, o treinamento de agente sanitário em saúde animal.

Em Canarana está previsto para o dia 20 de março treinamento de Relacionamento Interpessoal. Já em Nova Xavantina entre os dias 12 e 28 de deste mês acontecerão três treinamentos, sendo um de confecção de peças intimas, produção caseira de derivados de milho e viveirista em fruticultura.

Em Querência está previsto para o dia 26 o treinamento de sangria de seringueira. Ao todo os municípios que compõe a Regional Querência do SENAR-MT terão mais de 25 treinamentos de áreas poucos demandadas. O objetivo é diversificar as atividades para agregar renda à propriedade rural e também capacitar mão de obra para as mais variadas atividades da agropecuária.

+ Acessados

Veja Também