O Sindicato Rural de Rondonópolis se reuniu com o comando do 3° Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis, nesta quarta-feira (18), com o objetivo de traçar ações de mobilização dos produtores rurais do município e região, em um esforço em conjunto para enfrentamento da temporada deste ano de incêndios florestais no sul de Mato Grosso.
A gerente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Fabrízia Cristina A. Hinrichsen, explica que o intuito da parceria com o Corpo de Bombeiros é realizar uma maior aproximação dos produtores rurais com a instituição e assim criar melhores condições para enfrentar os incêndios florestais. “A ideia é levar diretamente a determinados grupos de produtores e regiões, as informações básicas para que eles possam sem organizarem de forma efetiva até que o Corpo de Bombeiros chegue no local da ocorrência. Então neste primeiro momento, o credenciamento destas regiões e das propriedades será muito útil, tanto na agilidade dos processos, como na efetividade do combate ao incêndio caso ocorra em uma propriedade”, destacou.
Nesta primeira edição do projeto, a expectativa é atingir 120 propriedades em regiões dos municípios de Dom Aquino, Poxoréo, Guiratinga, Alto Garças, Pedra Preta, Alto Taquari e Rondonópolis, o comandante do 3ºBBM, tenente-coronel BM Fabrício Gomes Costa, destaca que estas cidades contam com índices de incêndios florestais mapeados em anos anteriores, e com mais informações sobre a condição operacional e técnica de cada propriedade é possível o Corpo de Bombeiros maximizar o trabalho de combate e prevenção de incêndios florestais.
“A mobilização destes grupos com o auxílio do Sindicato Rural de Rondonópolis e demais parceiros, a catalogação destas informações e a criação de canais de comunicação ágil, nós podemos fazer um plano de intervenção nestas propriedades, onde eles atuariam como uma primeira resposta até a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros Militar nesses locais”, explicou.
O tenente-coronel BM Fabrício reforça que o grande objetivo da parceria com o Senar-MT, Aprosoja-MT e o Sindicato Rural de Rondonópolis é propor uma ação em conjunto, para o repasse de conhecimentos técnicos específicos sobre os incêndios florestais, bem como a melhor utilização dos equipamentos utilizados nesta primeira resposta.