Simpósio reúne profissionais da educação para discutir sobre a dislexia

Simpósio reúne profissionais da educação para discutir sobre a dislexia
Simpósio Sobre Dislexia – Um Desafio para a Educação - Foto por: Assessoria Seduc

Simpósio reúne profissionais da educação para discutir sobre a dislexia

“Nós professores precisamos dar o primeiro passo, enfrentar os medos, os desafios e buscar, por meio do conhecimento e da pedagogia do amor, ajudar e transformar vidas”.

A observação é da secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, feita na noite desta quinta-feira (23.05) durante a abertura do IV Simpósio Sobre Dislexia – Um Desafio para a Educação. O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e contou com o apoio de várias instituições, entre elas a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Esta é quarta edição do simpósio, que visa instrumentalizar os profissionais da educação para melhor acolher e atender aos alunos disléxicos. Desde 2015, a Seduc participa dos debates na perspectiva de avançar na oferta de serviços e oferecer o melhor suporte aos alunos.

Conforme destacou a secretária, a rede estadual de ensino já vem trabalhando com a política de inclusão há algum tempo e a realização dos simpósios sobre a dislexia fortaleceu a formação continuada dos professores. “A rede estadual conta com várias escolas que já vem desenvolvendo o acompanhamento e a intervenção pedagógica com esses alunos, buscando sanar essas dificuldades”.

Foram dois dias de evento (23 e 24.05) que contou com a realização de palestras, entre elas “Cérebro e a Dislexia”, proferida pela doutora em neurologia infantil Newra Rotta. Contou ainda com oficinas com os temas “Sinais, indicativos, escolares e emocionais para Dislexia, Discalculia e Disgrafia”; “Estratégia para alunos com problemas de aprendizagem”; “Psicomotricidade e Dislexia”; e “Intervenção Pedagógica na leitura e escrita por meio de atividades práticas e jogo de regras”.

“Essas discussões precisam de um olhar diferenciado, de ampliação de conhecimento, da participação ativa dos profissionais da educação. Enquanto agentes sociais, precisamos deixar uma colaboração por onde passamos, ou seja, uma colaboração de vida e de amor”, acrescentou a secretária.

Conforme destacou o deputado Wilson Santos, um dos coordenadores do evento, é preciso construir políticas públicas que permitam a formação continuada dos professores e demais profissionais da educação para atender essas demandas de alunos. “Precisamos fazer esse acolhimento e entender que qualquer cérebro é capaz de aprender”.

Dislexia

A Dislexia é caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e soletração. A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita.

A estimativa mundial é que 10% da população possua algum tipo de transtorno de aprendizagem, o que em Mato Grosso representaria cerca de 300 mil pessoas.

+ Acessados

Veja Também