Simpósio Pública e Moção de Solidariedade chamam atenção da sociedade para a inclusão dos autistas

Projeto de Lei quer assegura acesso livre a personal trainers que atendem clientes nas academias
JL Siqueira/ALMT

Simpósio Pública e Moção de Solidariedade chamam atenção da sociedade para a inclusão dos autistas

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de pessoas tem o diagnóstico de autismo em todo o mundo. Dois milhões só no Brasil.

A partir dessa informação, o deputado estadual Paulo Araújo (PP) apresentou na sessão vespertina da última quarta-feira (20), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), uma Moção de Solidariedade à “Inclusão Efetiva dos Autistas no Estado de Mato Grosso”.

O Dia Mundial do Autismo que é celebrado em 2 de abril. Nesta data, no Legislativo, será realizada uma programação especial sobre o tema, com o 1º Simpósio de Políticas Públicas, Inclusão Efetiva dos Autistas em Mato Grosso, no auditório Licínio Monteiro, na sede da ALMT.

“Muita desinformação e preconceito ainda rondam os indivíduos autistas, bem como suas famílias. Por isso, é da mais alta relevância que o assunto seja abordado em mais debates. Precisamos massificar a discussão e promover políticas públicas em prol dos autistas”, afirmou Paulo Araújo.

O autismo – É um transtorno do desenvolvimento marcado por inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para se comunicar e comportamento restritivo e repetitivo.

Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é que os sinais fiquem evidentes antes da criança completar três anos. Quando as intervenções são feitas precocemente há boa chance de melhora nos sinais do autismo.

+ Acessados

Veja Também