Setrat inicia sinalização de vias para disciplinar estacionamento irregular ao longo de canteiros centrais

Setrat inicia sinalização de vias para disciplinar estacionamento irregular ao longo de canteiros centrais

Após muita reclamação e transtornos causados por motoristas e usuários de vias públicas que estacionam irregularmente seus veículos ao lado dos canteiros centrais, nas faixas de rolamento, dificultando o tráfego local, a Secretaria Municipal de Transporte de Trânsito – Setrat, iniciou na manhã desta quarta-feira (22), a sinalização vertical e horizontal rente ao meio-fio ao longo dos cerca de 400 metros de extensão da Avenida Paulo VI, entre a Rua Fernando Correa da Costa e Otávio Pitaluga, na divisa dos bairros: Parque Real (Coopha Rondon) com Vila Aurora Parte I.

Conforme o secretário Lindomar Alves, a legislação nacional de trânsito (Contran) é clara quando veda o estacionamento ou parada de veículos ao lado e ao longo de canteios centrais em vias de mão dupla.

“Nesse caso aqui, identificamos essa irregularidade, verificamos ‘in-loco’ o problema e decidimos intervir de imediato, sinalizando, ordenando e disciplinando o tráfego no local”, pontuou o secretário.

Lindomar explicou ainda que a esse tipo de infração (estacionamento irregular) cabe multa, e em caso de negativa ou resistência do usuário em obedecer, o veículo poderá ser apreendido e removido para o pátio de apreensões, pelos “amarelinhos”.

Ainda conforme o secretário, a Setrat está sinalizando horizontalmente os dois lados da pista de rolamento com faixa branca contínua na pista paralela rente ao canteiro central. Também serão instaladas placas orientativas/educativas nos acessos da via, tanto a partir da Fernando Correa como no sentido oposto na Otávio Pitaluga, com dizeres como: “Proibido parar ou estacionar junto ao canteiro. Sujeito a multa”.

Lindomar explicou que ao estacionar irregularmente ao lado de canteiros centrais, o usuário dificulta o trânsito e impede o fluxo normal de veículos, bem como proporciona risco de acidentes como atropelamento de pedestres e ou ciclistas que cruzem estas vias.

Sobre a pista direita das vias de mão dupla ao longo dos canteiros centrais, as mesmas serão devidamente sinalizadas (horizontalmente verticalmente) orientando o estacionamento permitido de veículos.

Ele ressalta no entanto, que após a sinalização, estes locais deverão ser monitorados e fiscalizados pelos amarelinhos, que vão identificar, notificar (multar) e até fazer a apreensão e remoção dos veículos infratores se necessário.

Segundo Lindomar, nos próximos dias, novos trechos de vias de mão dupla serão também serão sinalizados na cidade, e os usuários serão devidamente alertados e orientados com antecedência sobre as obras.

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