Setores da tecnologia digital que estiveram em alta em 2019

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Setores da tecnologia digital que estiveram em alta em 2019

Compartilhe:

Com o mercado envolvendo a internet crescendo a todo vapor, são vários setores da tecnologia digital que apresentaram um aumento considerável no ano passado para aquecer ainda mais essa área.

Com setores distintos como poker online, streaming e tantos outros, confira quais foram alguns dos segmentos digitais que mais impressionaram em 2019.

 E-commerce

O comércio eletrônico segue extremamente aquecido e os números são arrebatadores. Só no Estado de São Paulo, em 2019 o faturamento real fechou em R$ 20,7 bilhões e isso representou um aumento de aproximadamente 10% em relação ao ano anterior.

Para 2020, a expectativa é que o rendimento aumente cerca de 12% e ultrapasse a marca dos R$ 23 bilhões. Tamanha estimativa é impressionante e mostra como o mercado do comércio eletrônico tem potencial.

Não é só o Estado de São Paulo que apresenta números impressionantes nesse setor. Em 2019, cerca de 150 milhões de latinos realizaram pelo menos uma compra online, com as vendas nesse setor ultrapassando a marca dos US$ 84 bilhões.

Em toda América Latina, a expectativa é que para o novo ano aconteça um aumento de 21% nas vendas, o que anima qualquer um que trabalha diretamente com esse segmento.

Mais um dado impressionante é o fato de que só no Natal do ano passado foram vendidos R$ 14,1 bilhões no Brasil. Segundo dados do Compre&Confie, tal número confere 29,9% de crescimento em relação à 2018.

Apostas online

Outro setor que está mais quente do que nunca, as apostas online tiveram um boom gigantesco nos últimos cinco anos — tanto no Brasil quanto em diversos outros países.

Em 2019, um exemplo de como esse mercado ganhou esse espaço no país está na diversificação de patrocínio das empresas do ramo aos times do Campeonato Brasileiro de futebol.

Só no ano passado, mais de 10 equipes da Série A e B do Brasileirão estiveram em contato de patrocínio com alguma casa de aposta. Times como Fortaleza, Vasco, CSA, Cruzeiro, por exemplo, fecharam acordo com essas plataformas online.

Esse fenômeno não é só no Brasil. Na Inglaterra, quase metade das equipes da Premier League são patrocinados por casas de aposta.

Com a regulamentação no Brasil pronta para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, a expectativa é que esse mercado passe a movimentar mais do que R$ 10 bilhões a cada 12 meses.

Poker online

O poker já existe há mais de 100 anos, mas o seu verdadeiro impulso rumo à popularidade global veio através da internet. Desde o início do atual milênio, dezenas de sites se tornaram mundialmente famosos através dos torneios disputados na internet.

Um dos fatos que tornam o poker tão popular é a sua constante mutação que segue o jogo “fresco” para os praticantes. Uma das mais recentes é o fastforward, por exemplo, que reduz o tempo de espera do jogador dentro dos jogos.

Uma das salas que mais crescem no que diz respeito à popularidade e número de assinantes é a partypoker. Em 2019, por exemplo, eles apresentaram uma subida superior a 40%, após anos em sequência com também aumento considerável.

No ano passado, foi mais um ano de conquistas para essa sala online e isso é um reflexo de como o mercado está aquecido.

No Brasil, são mais de oito milhões de jogadores de poker e a maioria deles contam com pelo menos um login em alguns dos diversos sites disponíveis para competidores amadores e profissionais.

Com o início da nova década, é bem provável que o poker tenha um crescimento ainda maior pelos próximos anos.

Streaming

2019 foi um excelente ano brasileiro quando o assunto é streaming. Segundo dados referentes ao estudo da The State of Mobile, o Brasil é o segundo país que mais consome horas no streaming e está atrás somente da Índia.

Com os serviços mais utilizados sendo a Netflix e a Globoplay, o Brasil não para de crescer nesse mercado. Em 2019, o consumo de streaming cresceu seis vezes mais do que em relação à televisão.

Os números referentes ao crescimento da Netflix são assustadores. De acordo com a empresa de consultoria de mercado PricewaterhouseCoopers (PwC), só no primeiro trimestre do ano passado a Netflix teve um aumento de quase 2 milhões de novos clientes nos Estados Unidos.

Com uma estratégia de aceleramento no número de clientes, a Amazon Prime é outro serviço de streaming que também está em franca ascensão no Brasil e que pretende rivalizar ferozmente com a Netflix em um futuro próximo.

Deixe um comentário

Veja Também