Setasc realiza treinamento online para gestores e operadores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família

O objetivo do treinamento é conhecer e exercitar as funcionalidades da nova versão do sistema que será implantado em junho de 2021

Foto por: Da Assessoria

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas) e da Coordenadoria de Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, realiza o Treinamento Online “Sistema de Benefícios ao Cidadão – SIBEC 2.0”.

O curso é destinado ao gestor (a) do Cadastro Único e Programa Bolsa Família e/ou membro da equipe que opera o sistema SIBEC, com o objetivo de conhecer a base conceitual e exercitar as funcionalidades da nova versão do sistema, que será implantada em junho de 2021. Neste sentido, por se tratar de um novo sistema a participação é obrigatória e gratuita a todos os municípios do Estado de Mato Grosso.

Devido a pandemia de Covid-19, esse treinamento originalmente presencial, foi reformulado para a modalidade de Ensino à Distância (EaD) e conta com uma carga horária de 16 horas, distribuídas em 05 dias úteis.




Serão três turmas de 60 participantes, totalizando 180 vagas para atender todo o Estado. A primeira turma ficará entre os dias 17 a 21 de maio, a partir das 13h30. A segunda turma está prevista para os dias 24 a 28 de maio, às 08h30. Já a terceira, também nos dias 24 a 28 de maio, a partir das 13h30.

De acordo com a secretária-adjunta de Assistência Social da Setasc, Leicy Vitório, a iniciativa é importante devido à mudança do novo sistema. “Sabemos dessa necessidade que os municípios estão tendo em decorrência da troca do sistema. Neste sentido, resolvemos promover esse treinamento para que a nova gestão tenha o conhecimento sobre a operacionalização e a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos municípios”, explica.

Esta ação é fruto de uma parceria entre Ministério da Cidadania, Setasc, Caixa Econômica Federal e agente operador do Programa Bolsa Família (PBF). O Governo Federal estabelece as diretrizes da capacitação e disponibiliza o Portal EaD para o ensino a distância. Já o Governo do Estado de Mato Grosso realiza a mobilização dos municípios e a Caixa é responsável pela execução do treinamento.