Sesp capacitou e levou atividades artísticas e esportivas a mais de 1,1 mil crianças em 2023

Picture of Sesp-MT

Sesp-MT

Sesp capacitou e levou atividades artísticas e esportivas a mais de 1,1 mil crianças em 2023

As atividades oferecidas estão distribuídas em unidades das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Olímpia, Cáceres e Rondonópolis

Compartilhe:

O programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atendeu 1.160 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no ano de 2023. O programa oferece atividades artísticas, esportivas e cursos de capacitação em cinco polos, Cuiabá, Várzea Grande, Nova Olímpia, Cáceres e Rondonópolis.

Iniciado em 2004, o Rede Cidadã já atendeu cerca de 15 mil estudantes mato-grossenses, com idade de oito a 18 anos, que apresentam algum fator de risco social, como evasão escolar, pais cumprindo pena de privação de liberdade e violência doméstica.

As atividades oferecidas são contínuas e incluem reforço escolar, oficina de leitura, inglês e práticas de esportes e formação artística. Na lista de oportunidades estão capoeira, futebol de campo, futsal, karatê, judô, taekwondo, vôlei, pintura em tela, teatro, fanfarra, teclado, violão, dança e culinária.

O programa também dispõem de cursos semi profissionalizantes como informática I e informática II. Este ano os adolescentes ainda puderam cursar Relacionamento Interpessoal, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e Operador de Computador, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para comemorar o sucesso do programa em 2023, a Sesp promoveu um evento de encerramento do ano letivo, no dia 14 de dezembro. O evento reuniu 400 alunos e contou com apresentações musicais e de expressão cultural, como de capoeira e taekwondo, de crianças e adolescentes de Cuiabá e Várzea Grande.

O evento também contou com entrega de certificados para os alunos que atingiram a idade máxima de participação no programa, 18 anos.

“Tivemos um ano bastante proveitoso. Nesse evento, ao entregar os certificados aos que nos deixam por causa da maior idade, agradecemos por confiarem no nosso trabalho e externamos a honra de fazer parte da história de vida deles contribuindo com a formação de cada um”, disse a coordenadora do Rede Cidadão, Wilma Wellen Camilo Fernandes.

“Àqueles que continuarão conosco e os novos que ingressarão em 2024, informamos que teremos mais uma caminhada de muitas oportunidades, experiências e aprendizados com o objetivo de contribuir na formação como profissional e cidadão de todos eles”, completou Wilma Fernandes.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp