Servidores Sema substituem copos descartáveis por canecas de fibra de coco

Servidores Sema substituem copos descartáveis por canecas de fibra de coco

Servidores Sema substituem copos descartáveis por canecas de fibra de coco

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), promoveu a entrega de canecas de fibra de coco para os servidores da secretaria. A iniciativa tem como princípio reduzir o consumo dos copos descartáveis e estimular à adoção de hábitos mais sustentáveis diariamente.

A ação passou por todos os setores, com a presença de Hélio Lopes – Fiscal do lixo, que com muito bom humor e engajamento na causa, sensibilizou a todos com dados sobre a quantidade dos diferentes tipos de resíduos que somos capazes de produzir em apenas um dia. Como por exemplo, o recolhimento de 175 copos plásticos, oriundos de um dia de trabalho.

Durante a entrega, os servidores puderam se conscientizar a respeito do reaproveitamento de material de escritório, como papel impresso que pode facilmente virar rascunho ao invés de ir para o lixo comum. Também foram alertados sobre o consumo consciente e descarte correto de resíduos, como os orgânicos. E, no que tange a respeito da presença de coletores próprios de resíduos orgânicos na secretaria, a A3P comunicou que haverá uma reunião de planejamento da comissão para que pautas como esta e outras reivindicações sejam consideradas.

“A Sema é a líder desse processo de implantação da A3P e vamos dar o exemplo. Então, vamos visitar outras instituições para que haja adesão de outros órgãos. São pequenas atitudes, que vão gerar o resultado que a gente espera. Com isso, economizamos recursos financeiros, mas atingimos o principal que é preservar o meio ambiente. Quando você reduz esses resíduos que chegam até a natureza, também estamos cuidando do que vamos deixar para os nossos filhos e para as futuras gerações”, destacou o secretário Executivo da Sema, Alex Marega.

Gestão pública sustentável

A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e, para tanto, estrutura-se em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos, conforme os Eixos Temáticos que incluem Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos gerados; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Compras públicas sustentáveis; Construções sustentáveis.

“A entrega das canecas para os servidores da Sema me remete a mais um passo na sensibilização da não utilização dos descartáveis, pensando de forma sustentável e saudável para com todos que aqui permanecem por 8 horas. Acredito que cada servidor que recebe a caneca internaliza de forma coerente o seu papel na missão da Secretaria – sustentabilidade – podendo colaborar tanto com ambiente de trabalho, como com o planeta”, disse Gresiella Almeida, membro A3P-SEMA e coordenadora A3P-MT.

Resitência e durabilidade

A utilização de fibra vegetal, em particular fibra de coco, como reforço em compósitos com plásticos, apresenta várias vantagens quando comparada a outros materiais sintéticos, como: biodegradabilidade, reciclabilidade, baixa densidade, não abrasividade, baixo consumo de energia e baixo custo.

Em relação à sustentabilidade, ressalta-se a importância da reutilização de um resíduo orgânico do coco, disponível da natureza, independente da interferência humana no ciclo de vida dessa espécie vegetal. Após o aproveitamento da polpa e da água do fruto, a casca de coco torna-se resíduo que leva, em média 08 anos para ser decomposto na natureza, o que contribui para o aumento dos resíduos gerados pela população (lixões e aterros sanitários).

Mais leves, resistentes e ecologicamente corretas do que os polímeros convencionais utilizados industrialmente, as fibras naturais, quando inseridas em, no mínimo 20% na fabricação de plásticos, resultam em materiais mais resistentes do que plásticos convencionais originados do petróleo e de gás natural, além de serem totalmente renováveis.

Na Sema, optou-se por copos que podem ser utilizados de modo permanente pelos servidores, estimulando a redução do uso de copos descartáveis: resistência ao uso diário (queda e lavagem), resistência ao calor e higiene.

+ Acessados

Veja Também