Servidores do Detran participam de palestra ‘Final de Ano Seguro’

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Servidores do Detran participam de palestra ‘Final de Ano Seguro’

A Gerência de Ações Educativas de Trânsito do Detran promoveu, nesta quinta-feira (14), uma palestra educativa para os servidores da autarquia sobre "Final de Ano Seguro" no trânsito. A gerente Rosane Pölz, que durante todo ano dá palestras para empresas e escolas, impactou a plateia com dados e vídeos sobre o perigo do uso de bebida alcóolica e direção veicular.

"O corpo humano reage de forma diferente ao álcool. Se a pessoa está com a imunidade baixa o metabolismo irá provocar um efeito mais intenso. A lei se tornou mais rígida porque não sabemos o nosso limite", explica a gerente.

Segundo ela, da mesma forma quando uma pessoa toma um copo de cerveja cria coragem para interagir com outras pessoas, a bebida alcóolica pode influenciar a pessoa a se distrair no trânsito, a não respeitar a sinalização, não usar o cinto de segurança e em situações mais graves provocar uma tragédia.

A gerente de Contabilidade, Raisa Catarina, ficou impressionada com os dados e um dos vídeos apresentados durante a palestra. "A diferença da capacidade de frenagem para quem dirige a 60 quilômetros por hora e a pessoa que vai a 65 é muito grande. Esses cinco quilômetros fazem total diferença, fiquei impactada", disse.

Raisa se refere a distância que um veículo percorre por estar cinco quilometros mais veloz que o outro, quando precisa freiar rapidamente,um avanço de 22 metros a mais para o veículo que está mais rápido. "Não tem como evitar o acidente, é realmente muito forte a cena", ressalta.

Rosane lembra que se a imagem do vídeo impacta, na vida real o impacto é muito maior. "É uma mãe que pode ficar sem o filho, uma esposa sem o marido, uma criança sem o pai, uma empresa sem o trabalhador, é uma vida perdida que muda a rota de muitas outras. Sem falar o custo para a saúde, para o deslocamento da equipe de socorro, dos bombeiros, do hospital e da própria família", esclarece.

O servidor Alesson Machado comentou que já cometeu alguns erros no trânsito, mas depois de hoje terá total atenção ao trânsito. "Achei a palestra muito interessante, esclarecedora e nos faz refletir sobre situações que acontecem com a gente. Por exemplo, a diferença de cinco quilômetros a mais na aceleração, é muito significativa, eu não fazia ideia, realmente foi esclarecedora", afirma.

A educadora explica que parece difícil mudar o comportamento quando as pessoas acreditam que tem controle sobre suas atitudes, como por exemplo, sensibilizar pessoas que já se excederam e nada aconteceu.Ainda que pareça difícil, ela alerta que devem vencer essa barreira e saber que acidentes não têm volta. "É importante também evitar pegar carona com quem ingeriu bebida alcoolica", finaliza.

+ Acessados

Veja Também