Servidoras da Empaer participam da Ordem do Dia na Câmara de Vereadores de Rondonópolis


A convite da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, as servidoras da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer-MT, Yzolina Rossini e Jaqueline da Silva Harthcopf, estiveram hoje (26) na Casa de Leis, durante a Ordem do Dia para explicarem sobre a extinção da empresa pelo governo do estado de Mato Grosso, e pedirem ajuda aos Vereadores pela não extinção.

A instituição tem como missão gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, com prioridade à agricultura familiar.

A Regional Rondonópolis abrange 16 cidades da região sudeste, sendo: Alto Araguaia, Alto Garças, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo e São Pedra da Cipa.

Os principais trabalhos desenvolvidos pela Empaer Regional Rondonópolis, são na área do Crédito Rural, Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte, Olericulturas, Produção Orgânica de Hortaliças, Fruticultura e Trabalho Social com as Mulheres Rurais. São 4.494 famílias assentadas e 5.578 famílias tradicionais na Regional Rondonópolis que recebem todo o apoio dos técnicos da Empaer de forma gratuita. Desde a implantação de Unidade de Referência Tecnológica – URT para desenvolvimento da cadeia produtiva da região, até as alternativas extra de renda, como o curso de artesanato e produção de defumados.

O Vereador Vilmar Pimentel comentou que: “Temos é que oxigenar a empresa, fortalecer, dar musculatura para melhor atender Rondonópolis e a região. Se extinguir a Empaer vamos ficar descoberto de toda assistência técnica quanto a piscicultura, artesanato, abatedouro de frango, assistência na pastagem e tudo que abrange o pequeno produtor e suas produções”.

O principal documento para esses produtores de pequeno porte que é Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, são elaborados pela Empaer, que é indispensável para acesso as políticas públicas como o Pronaf, o Programa de Aquisição de Alimentos, Merenda Escolar e Habitação Rural.

São feitas visitas as famílias na zona rural, e quando necessários são chamados os técnicos para elaborarem os estudos e ações no campo, tanto os trabalhos de agropecuária, veterinária, produção orgânica de alimentos, zootecnia e apicultura, entre outros, tudo com zero de custo e acessível ao pequeno empreendedor.

“Recebemos duas servidores da Empaer, senhoras Jaqueline e Yzolina e tivemos a informação de que o senhor governador do estado está na iminência de fechar a Empaer no Mato Grosso, e a Câmara Municipal de Rondonópolis não podia ficar de fora nesse sentido, por isso vamos contatar os nossos deputados, iremos produzir um documento com as assinaturas de todos os Vereadores pedindo aos deputados para intercederem em defesa da permanência da entidade, que é de fundamental importância para a agricultura do nosso estado, sobretudo para a agricultura familiar”, disse o Presidente da Câmara, Vereador Cláudio da Farmácia.