Serviços Essenciais lideram ranking do Procon Estadual

Redação PH

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Serviços Essenciais lideram ranking do Procon Estadual

O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), registrou 2.926 atendimentos no mês de agosto. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)foram 1.921 registros e no atendimento online (http://www.consumidor.gov.br) foram protocoladas 1.005 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, acampeã de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 947 atendimentos. Liderando o setorestá a categoria “Energia Elétrica”, com 346 registros, seguidapor “Água e Esgoto”, que teve 199 reclamações e “Telefonia Celular”, com 135.

Em segundo lugarestá a área “Assuntos Financeiros”, com 411 reclamações: 66 para a categoria “Cartão de Crédito”, 47 para “Banco Comercial” e 38 para “Cartão de Loja”.

A área “Serviços Privados”, com 236 registros, ocupa o terceiro lugar do ranking de atendimentos presenciais, registrando 35 procedimentos para “TV Por assinatura” (Cabo, Satélite, Etc.), 17 “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 14 para “Cursos Livres Outros”.

Já a área “Produtos”, com 242 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presenciais, registrando 20 procedimentos para “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, Etc.) produto com vício, 17 registros para “Eletrônico Importado” e 10 para “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, Etc.) garantia (Abrangência, cobertura, etc).

A categoria “Saúde” e “Habitação” apareceem quinto lugar, ambas com 38 reclamações, seguida de “Alimentos”, com 9 registros.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo, naPraça Ipiranga; Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataformahttp://www.consumidor.gov.br,o Procon registrou 1.005 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 460 registros. Em segundolugarestão os “Serviços Financeiros”, com 309 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 146 registros.

Na quarta posição da plataforma está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 21 reclamações e, em quinto lugar, aparecem as categorias “Transportes”, e “Demais produtos”, ambas com 20 reclamações. Em sexto lugar estáa área “Demais serviços”, com 15 registros e para a categoria “Saúde” 10 registros. Em oitavo lugar, com 3 reclamações está“Turismo/viagens”, seguida por “Água, energia e gás” com 1 registro.

As áreas “Alimentos”, “Educação” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de agosto na plataformahttp://www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e do Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

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