‘Serviços Essenciais’ lidera o ranking de reclamações no Procon em Setembro

‘Serviços Essenciais’ lidera o ranking de reclamações
Assessoria/Procon-MT

‘Serviços Essenciais’ lidera o ranking de reclamações no Procon em Setembro

O Procon Estadual, órgão vínculado a Secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) registrou no mês setembro 2.351 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.571 registros e pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram registrados 780 em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 818 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica” com 343 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto” com 271 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular” com 102 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor de “Produtos” com 256 reclamações, registrando 111 procedimentos para a categoria “Combustível Automotivo (Gasolina, Álcool, Diesel, Gás)”, 38 para “Telefone” e sete para “Vestuário (Calçado/ Roupa)”.

A área “Assuntos Financeiros” ficou em terceiro lugar no ranking, com 253 registros: 96 para “Banco Comercial”, 44 para “Cartão de Crédito” e 18 para “Cartão da Loja”. Já o setor “Serviços Privados”, com 198 registros, ocupa a quarta posição, com 48 procedimentos para “Escola (Pré, 1°, 2° Graus e Superior)”, 26 para “TV por Assinatura (Cabo, Satélite, Etc)” e 26 para “Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)”.

O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 30 reclamações, seguido pela categoria “Habitação” com 10 reclamações. A última posição do ranking de setembro, é ocupada pela área “Alimentos”, com seis registros.

Atendimento Online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 780 reclamações em Mato Grosso. A área ”Telecomunicações” lidera o ranking, com 332 registros; em segundo lugar estão ”Serviços Financeiros”, com 233 reclamações; e em terceiro, ”Produtos de Telefonia e Informática”, com 91 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Transportes”, com 33 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Demais Produtos”, com 27 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 24 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 23 registros. Em oitavo lugar, com nove reclamações, está a área “Saúde”, seguida por “Água Energia e Gás” e “Alimentos” ambos em nono lugar, e obtiveram três registros.

A categoria “Turismo/ Viagens” obteve duas reclamações registradas, já “Educação” e “Habitação”, não tiveram registro no mês de setembro na plataforma www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

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