Serviço Florestal Brasileiro anuncia resultado da licitação do lote 2 de Jamari

Divulgação/Serviço - Florestal A Flona do Jamari possui área total de 222 mil hectares, dos quais mais de 63 mil já estão sob concessão, em duas unidades de manejo florestal

Serviço Florestal Brasileiro anuncia resultado da licitação do lote 2 de Jamari

A Comissão Especial de Licitação do Serviço Florestal Brasileiro anunciou, por meio do Diário Oficial da União do último dia 12/6, a Madeflona Industrial Madeireira Ltda. como vencedora do processo licitatório de concessão do lote 2 da Floresta Nacional (Flona) do Jamari. A área em licitação possui 33 mil hectares e está localizada no município de Itapuã do Oeste, em Rondônia.

Os envelopes com as propostas foram abertos no último dia 5/6. Agora, as empresas concorrentes têm até cinco dias para recorrer do resultado. Se não houver recurso, o resultado final será encaminhado para homologação do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro.

Emprego e renda

Criada em 1984, a Flona do Jamari está localizada no estado de Rondônia, nos municípios de Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari e Cujubim. Possui área total de 222 mil hectares, dos quais mais de 63 mil já estão sob concessão, em duas unidades de manejo florestal.

Os recursos financeiros arrecadados com a concessão do Lote 2 da Flona do Jamari serão distribuídos entre o Serviço Florestal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, o estado de Rondônia e o Município de Itapuã do Oeste. Estima-se que a concessão da área gere cerca de 60 empregos diretos e 120 indiretos no estado.

2019_06_13_Mapa_Jamari_Lote_2.jpg

Uso sustentável

Desde 2006, o governo pode conceder a empresas e comunidades o direito de manejar florestas públicas para extrair madeira, produtos não madeireiros e oferecer serviços de turismo. Em contrapartida ao direito do uso sustentável, os concessionários pagam ao governo quantias que variam em função da proposta de preço apresentada durante o processo de licitação destas áreas. Atualmente o Brasil possui 1,018 milhão de hectares de florestas sob concessão federal.

A política de concessão florestal, instituída pela Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei N° 11.284/2006), permite que os governos federal, estaduais e municipais gerenciem seu patrimônio florestal de forma a combater a grilagem de terras, evitar a exploração predatória dos recursos existentes, evitando, assim, a conversão do uso do solo para outros fins, como pecuária e agricultura, e promovendo uma economia em bases sustentáveis e de longo prazo.

Como funciona

O manejo dentro das florestas públicas se dá com a divisão da unidade de manejo florestal concedida em lotes, que variam de 25 a 35, dependendo do ciclo de corte planejado. A cada hectare são retirados em média 5 árvores, que são selecionadas por critérios técnicos que garantem que a floresta não seja prejudicada. A empresa concessionária só voltará ao primeiro lote após o termino do ciclo de corte (25 a 35 anos), quando área já tiver sido regenerada naturalmente.

Acompanhe o andamento da concessão da Floresta Nacional do Jamari – Lote 2.

+ Acessados

Veja Também