Serra da Capivara, no Piauí, inicia projeto para mel da região receber Indicação Geográfica

Mapa

Mapa

Mel produzido na Serra da Capivara (PI). Foto: Henrique Neri Jr.

Serra da Capivara, no Piauí, inicia projeto para mel da região receber Indicação Geográfica

Produtores de mel da Serra da Capivara, no Piauí, estão em busca para o produto ser reconhecido como uma Indicação Geográfica. Para isso, foi lançado nesta quinta-feira (2) o projeto IG para o mel produzido no Território Serra da Capivara.

O processo para o reconhecimento será elaborado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Ao final, a expectativa é beneficiar mais de 3 mil apicultores na região. O lançamento do projeto ocorreu no auditório do IFPI, em São Raimundo Nonato, nessa quinta-feira (2).

A ação é resultado de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Educação (MEC) e conta com o apoio dos institutos federais de São Paulo e Espírito Santo e do Sebrae Nacional, que vão disponibilizar recurso e capacitação técnica para auxiliar os produtores no desenvolvimento de projetos exigidos para o registro de uma IG.

Segundo a diretora do Departamento de Programa Territoriais Rurais do Mapa, Adriana Melo, a parceria vai fomentar atividades de pesquisa, extensão e de estímulo ao empreendedorismo e à inovação nos territórios. “Esse projeto vai contribuir significativamente para o desenvolvimento dos territórios atendidos pelo AgroNordeste e que possuem produtos regionais diferenciados, como acontece com o mel da Serra da Capivara”.

Para a coordenadora de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuário do Mapa, Débora Santiago, a estruturação de uma IG tem o potencial de organizar a cadeia produtiva, promover o associativismo, o cooperativismo e a agregação de valor aos produtos, movimentando também outros setores da economia local, como o turismo e a gastronomia, gerando aumento na renda dos produtores.

De acordo com IFPI, a apicultura no Território de Desenvolvimento da Serra da Capivara (TDSC) é uma atividade estratégica para o desenvolvimento territorial e convivência com o semiárido. Na microrregião de São Raimundo Nonato, o mel é um dos produtos que movimenta a economia local, sendo principal fonte de renda em diversas comunidades.

O estado do Piauí foi o terceiro maior produtor de mel do país em 2020, com 5,7 mil toneladas, segundo a Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE.

A Indicação Geográfica (IG) é um instrumento de reconhecimento da origem geográfica de um produto ou serviço. Por isso, é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, que detêm valor intrínseco, identidade própria, o que os distingue dos similares disponíveis no mercado.

+ Acessados

Veja Também