Série de vídeos apresenta leis aprovadas que protegem a vida – Assista ao vídeo

Os 15 mini documentários já estão sendo exibidos pela TV Assembleia e podem ser vistos também no Youtube

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária será discutido em duas audiências públicas

Foi disponibilizada nesta semana a série de vídeos publicitários “Leis para a vida”. Cada um dos 15 vídeos traz uma iniciativa diferente aprovada pelo Parlamento e que, de alguma maneira, buscam a proteção da vida ou a melhora da qualidade de vida dos mato-grossenses. A playlist completa já está no ar no canal do Youtube da TV Assembleia. A emissora também já incluiu os mini documentários na programação.

“A ideia da série surgiu dentro dos trabalhos da comissão de pauta”, explica a servidora da TV Assembleia (TVAL) Larissa Campos e componente do grupo que dá sugestões de programas a serem elaborados pelas produtoras contratadas pela Casa. Larissa conta que ao escolher as leis apresentadas nos vídeos, levou em conta a produção da TV, que já havia tratado de diversas iniciativas. “Fui lembrando das leis que mereciam um tratamento especial e dos materiais que poderiam se tornar algo ainda mais interessante”, explica Larissa Campos. A execução dos vídeos ficou com a produtora Monkey Filmes, com direção de Dionísio Filho.

Inicialmente, o projeto teria oito vídeos, mas a proposta cresceu e foram produzidos 12 mini documentários de cinco minutos. Segundo Larissa, o material traz muitos depoimentos, o que torna os vídeos mais dinâmicos. “No primeiro, por exemplo, falam um policial que já atuou em duas tentativas de suicídio, uma psicóloga, um escritor e palestrante e também voluntários do CVV [Centro de Valorização à Vida]”, ilustra. Nesse caso, as declarações ajudam a tratar da Lei 10.598/2017, que cria o Plano Estadual de Combate ao Suicídio.

O sucesso do vídeo que fala sobre prevenção ao suicídio foi tanto, que ele acabou ganhando uma versão menor, de 60 segundos. Esse VT menor já está sendo exibido em diferentes emissoras da TV aberta. A equipe da Publicidade da Secretaria de Comunicação (Secom) também fez um spot do material para rádio, além de anúncios de jornal e banners para site. “Nas adaptações destacamos que é uma lei para salvar vidas”, explicou o gerente da Publicidade, Ricardo Sardinha.

A série ainda traz iniciativas sobre produtos orgânicos na alimentação escolar, qualificação de mulheres vítimas de violência doméstica e incentivo ao turismo para idosos, por exemplo. “O objetivo é mostrar a importância do trabalho da Assembleia e também proporcionar reflexões sobre o impacto que essas leis têm na vida das pessoas e sobre o que pode ser feito para ampliar esses benefícios”, conclui a servidora da TV, Larissa Campos. Depois de aprovadas e sancionadas, cabe ao Poder Executivo implementar as leis.

Assista ao documentários sobre a Lei 10598/2017: