Sepultamento do Padre Danilo será domingo na Vila Aurora

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Sepultamento do Padre Danilo será domingo na Vila Aurora

Compartilhe:


O sepultamento do padre Danilo Rinaldi será realizado neste domingo (9), a partir das 10h, no Cemitério da Vila Aurora. Padre Danilo faleceu na sexta-feira (7), vítima de uma parada cardíaca, enquanto era transferido de Rondonópolis para Campo Grande (MS), onde daria continuidade ao tratamento contra a chikungunya.

O velório teve início na manhã deste sábado (8), no Oratório Filhos de Dom Bosco, local onde o padre trabalhou e ajudou a fundar na década de 1990, oferecendo diversas atividades sociais e educacionais para crianças carentes, especialmente da região Salmen, em Rondonópolis.

Ainda neste sábado, haverá uma missa de corpo presente celebrada pelo inspetor da Missão Salesiana, padre Ricardo Carlos. O bispo Dom Maurício Jardim também deve celebrar uma missa no Oratório Dom Bosco.

No domingo, às 7h, antes do cortejo fúnebre para o cemitério da Vila Aurora, o padre Vanderson celebrará a última missa.

Luto oficial

Na sexta-feira, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, decretou luto oficial de três dias no município. Ao anunciar o decreto, o prefeito destacou a importância do legado deixado por padre Danilo para a comunidade local.

Prefeito decreta luto oficial

“Padre Danilo foi um abnegado sacerdote, que dedicou toda a sua vida à missão da Igreja, socorrendo os mais fracos e humildes. Ele deixa um exemplo de vida modesta, dedicada ao próximo e de muita resiliência em favor desse projeto. É uma grande perda, em função dos relevantes serviços prestados e da vida exemplar que sempre teve”, declarou Cláudio Ferreira.

O prefeito também afirmou que a administração municipal continuará reconhecendo o trabalho deixado por padre Danilo. “Quando fui deputado estadual, destinei uma emenda para o Oratório Filhos de Dom Bosco, justamente por perceber o quanto esse projeto transforma vidas. Podem ter certeza: vamos continuar apoiando e valorizando esse legado, inclusive com novas iniciativas de apoio ao Oratório”, completou.

Primeira-dama do estado também lamenta

A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, lamentou, também o falecimento do padre.

Para a primeira-dama Virginia Mendes, que mantinha amizade com o padre e também parceria nos projetos em Rondonópolis por meio do programa SER Família Solidário, idealizado por ela, essa é uma grande perda.

“Conhecer o padre Danilo Rinaldi foi um grande presente de Deus em minha vida. Era admirável a forma como ele cuidava dos projetos sociais, do amor e da segurança que ele transmitia. Agora ele está nos braços do Pai. Ele vai nos fazer muita falta. Estou muito triste com esta notícia”, disse Virginia Mendes.

História

Nascido em Trento, na Itália, em 16 de agosto de 1942, padre Danilo professou seus votos religiosos em 16 de agosto de 1960, ainda na Itália. Em 30 de outubro de 1964, veio para o Brasil, sendo ordenado sacerdote no dia 20 de novembro de 1971, na Lapa, em São Paulo. Ao longo de sua trajetória, passou por várias cidades, como Lucélia (SP), Araçatuba (SP), Tupã (SP), Lapa (SP), Várzea Grande (MT), Corumbá (MS), Barra do Garças (MT) e Alto Araguaia (MT), até chegar a Rondonópolis em 2 de fevereiro de 1998, onde assumiu a Paróquia Santa Terezinha.

Sensível à carência das comunidades da região do Parque Universitário, padre Danilo fundou o Oratório Salesiano Filhos de Dom Bosco, que já beneficiou milhares de crianças e adolescentes, oferecendo aulas de iniciação musical, artes, informática, ensino religioso, ações sociais e inúmeros outros projetos. Com o apoio de benfeitores e colaboradores do Brasil e do exterior, construiu o Centro Juvenil Oratório Filhos de Dom Bosco, um verdadeiro complexo educacional e esportivo no Parque Universitário.

Ao longo de 64 anos de vida religiosa, padre Danilo manteve como prioridade o apoio aos jovens da região, oferecendo-lhes oportunidades de aprendizado e ocupação, afastando-os das drogas e da criminalidade e formando cidadãos comprometidos com valores cristãos e sociais.


Leia mais sobre o assunto: Pesar: Deputado Thiago Silva lamenta falecimento de Padre Danilo Rinaldi

Deixe um comentário

Veja Também