Senar-MT e Agrosystem fecham parceria para desenvolver tecnologia




A qualificação e os treinamentos de Agricultura de Precisão em Máquinas Agrícolas ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais ganham um importante aliado: um simulador de plantio, que será apresentado, no próximo dia 09 de abril, no Farm Show, em Primavera do Leste, durante a participação do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

Prado irá apresentar no dia 09 de abril um Painel sobre Política Agrícola, contando com a participação de autoridades brasileiras no assunto, sob a mediação do jornalista e apresentador do Canal Rural, João Batista Olive.

De acordo com a gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi, o simulador PM 400 foi doado pela empresa Agrosystem, por meio de uma parceria entre a empresa e a instituição de ensino rural para desenvolver a Agricultura de Precisão em Mato Grosso. "Como o simulador é um monitor de computador fica fácil de transportá-lo para a realização dos treinamentos do Senar-MT", afirma Tatiane.

Segundo Tatiane, com o simulador os participantes terão a oportunidade de assimilar melhor as informações repassadas pelo instrutor durante o curso. "O instrumento complementa o material didático do Senar-MT, simulando a prática do dia a dia de um operador de máquinas agrícolas, pois exibe um conjunto de parâmetros de produção de uma plantadeira, como o monitoramento de uma população e área de campo individualmente", destaca.

A utilização desta tecnologia no campo possibilita o plantio durante a noite, mantendo a população desejada e evitando falhas no plantio, eliminando a necessidade de usar uma pessoa na plantadeira, além de eliminar custos de replantio.

A instituição de ensino está aberta a parcerias como esta fechada com a empresa Agrosystem. Interessados devem procurar o assessor de Relações Institucionais do Senar-MT, Walter Valverde.