Senar/MS capacita para atender portadores de necessidades especiais

Redação PH

Redação PH

Senar/MS capacita para atender portadores de necessidades especiais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) fez na semana passada uma nova rodada de capacitação para sua equipe técnica melhorar ainda mais o atendimento a portadores de necessidades especiais em seus cursos de formação profissional rural e promoção social.

A capacitação, que já é oferecida há dez anos pela entidade, reuniu em Campo Grande, instrutores, mobilizadores e supervisores de várias regiões do estado. A idealizadora do programa e assessora técnica da administração central do Senar, Deimiluce Lopes Coaracy, comandou as atividades e destacou a importância de tratar temas como inclusão e acessibilidade na área rural.

“Procuramos esclarecer os colaboradores sobre as particularidades do mundo inclusivo, demonstrando que todas as pessoas possuem algum tipo de limitação, mas isso não impossibilita que participem da diversidade de cursos oferecidos pelo Senar. O mais importante é dar suporte a um grupo que sempre enfrentou barreiras naturais na comunicação e locomoção”, acentuou.

Outro ponto reforçado pela especialista é que os cursos da instituição não visam a terapia ocupacional, mas oportunizam o conhecimento e as habilidades do participante. “Em uma sociedade inclusiva espera-se que todos os cidadãos tenham os mesmos direitos e oportunidades. Por isso, todos nossos alunos serão avaliados de acordo com o aprendizado adquirido, claro que observando o tempo e as limitações de cada um”, avaliou Deimiluce.

A mobilizadora do Sindicato Rural de Jardim, Tiele Ferreira Valêncio, participou do treinamento com objetivo definido, estar preparada para trabalhar no centro de equoterapia, que está em fase de construção no município.

“O sindicato desenvolverá um projeto se chama “Passo a Passo” para atender pessoas com necessidade de reabilitação motora. Por isso, nada mais natural que nos prepararmos para atender, evitando constrangimentos na abordagem”, analisou.

+ Acessados

Veja Também