Senar e Sindicato Rural de Rondonópolis habilitam operadores de trator

Começou nesta segunda-feira o curso de Mecanização Agrícola do Sistema Famato/Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis. No total serão 40 horas, divididas em aulas teóricas e práticas que estão habilitando 15 participantes nessa etapa.

As aulas teóricas envolvem desde os modelos de tratores existentes no mercado, instrumentos e controles operacionais, sistema de funcionamento, sistema hidráulico e direção, acoplamento de implementos até a prática de operação com tratores.

“Este era um curso muito aguardado pelos associados e outros pequenos produtores rurais. Com a chegada da Patrulha Rural por meio da Secretaria de Agricultura do Município, ficou praticamente impossível entregar os tratores para as comunidades sem antes habilitar os que vão operar as máquinas”, disse Fábio Borges, mobilizador do Senar.

Os primeiros três tratores já estão nas comunidades da Gleba Rio Vermelho, Nova Galileia e Olga Benário. E, de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, o projeto Patrulha Rural tem mais etapas.

Nesta quinta-feira, 17, as aulas práticas serão feitas em uma propriedade próxima da cidade. “Vamos levar o trator para o Sítio Vó Geni, que fica a 8 km de Rondonópolis, na comunidade de Campo Limpo. Todos os participantes do curso terão oportunidade de operar o trator, acoplar implementos e controlar os comandos. Assim eles estrão prontos para manusear a máquina nas propriedades”, finaliza Fábio Borges.