Senai-Rondonópolis realiza Grand Prix de Inovação

Redação PH

Redação PH

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Senai-Rondonópolis realiza Grand Prix de Inovação

Com o desafio de solucionar os principais problemas das indústrias mato-grossenses, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) deu início nesta segunda-feira (17/04) a primeira edição do Grand Prix de Inovação 2017. O evento, que segue até quinta-feira (20/04), envolve estudantes, professores e empresários. Serão premiadas as ideias mais inovadoras e criativas, que visam responder às necessidades do setor industrial e da sociedade.

Ao todo, são 15 desafios propostos por indústrias de diferentes segmentos. Entre eles, está a criação de uma máquina para extrair a popa pastosa do coco, que hoje deixa de ser comercializada por não haver uma maneira rentável de extração do produto. Outro está na maior estabilidade das máquinas que realizam o processamento de grãos. Elas possuem muita vibração o que reduz a vida útil dos equipamentos.

De acordo com o gerente do Senai-Rondonópolis, Carlos Braguini, a cada ano os desafios ficam ainda mais complexos. “Além de serem reais, trata-se de problemas que os próprios engenheiros e técnicos das indústrias não conseguiram solucionar. Isso estimula ainda mais nossos alunos, além de potencializar talentos”, pontua.

Cerca de 70 estudantes de áreas como Mecatrônica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Mecânica, Informática, participam do Grand Prix. Eles estão divididos em 20 grupos mistos, o que garante a multidisciplinaridade do evento.

A dinâmica do evento envolve a geração das ideias, que serão transcritas para um Business Model Canvas e, posteriormente, apresentadas no modelo do Elevator Pitch (Como se você encontrasse um investidor em um elevador e tivesse um minuto ou menos para despertar seu interesse). No último dia do evento, as propostas serão apresentadas para uma banca avaliadora. Vencem as soluções mais inovadores e viáveis.

Participam do evento as indústrias: Cocolândia (indústria de água de coco), Puríssima (água mineral), Bemis (embalagens), Cofco Agri (indústria de grãos), HM (indústria mecânica) e Confimaq (máquinas e equipamentos agrícolas).

+ Acessados

Veja Também