Senai apresenta projeto para cursos de qualificação na rede estadual

Senai apresenta projeto para cursos de qualificação na rede estadual

Ofertar cursos de qualificação profissional aos alunos do ensino médio das escolas estaduais. Esta é a proposta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso, apresentada nesta terça-feira (08-05), à secretária de Estado de Educação, Esporte Lazer, Marioneide Kliemaschewsk.

A diretora regional do Senai, Lelia Brun, explicou como funcionará o projeto, que espera ser implantado ainda este ano nas escolas estaduais. Segundo ela, a intenção é implantar os cursos nas escolas que atendem o Ensino Médio e estão localizadas nos municípios onde o Senai possui unidades, como Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Nova Mutum, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.

Conforme a proposta, serão ofertados cinco cursos presenciais, divididos em 70 turmas e disponibilizando 2.500 vagas para alunos do 2º ano do Ensino Médio. Cada curso terá carga horária de 160 horas.

“Estamos colocando o Senai como parceiro para juntos desenharmos algumas ações em prol dos estudantes da rede pública de Mato Grosso. Viemos trazer proposições para implantarmos o Ensino Médio Técnico Integrado, mas essas propostas ainda devem ser estudadas pela Seduc”, observou Lelia Brun.

A secretária Marioneide aprovou o projeto e acredita ser possível concretizá-lo. Segundo ela, a proposta será alinhada com a equipe que coordena o Ensino Médio na rede estadual, que estudará uma forma de implantá-lo nas escolas estaduais.

“É uma perspectiva que me interessa muito, pois sei da importância da qualificação profissional para os jovens. Fiz o meu Ensino Médio Integrado e essa oportunidade foi um diferencial na minha formação. Acredito que devemos ofertar a qualificação profissional aos jovens, dando a eles a oportunidade de despertar e se preparar para o mercado de trabalho”, frisou.

+ Acessados

Veja Também