Senador faz prestação de contas da missão à Àsia e destaca novo ciclo para exportações

Redação PH

Redação PH

com mais de 60% dos válidos emanuel pinheiro é eleito prefeito de cuiabá

Senador faz prestação de contas da missão à Àsia e destaca novo ciclo para exportações

O senador Cidinho Santos (PR/MT) ocupou a tribuna do Senado Federal nesta quinta-feira, 06, para prestar contas da participação na missão oficial à Ásia com a comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para o parlamentar, a iniciativa do ministro Blairo Maggi inicia um novo ciclo para as exportações brasileiras, ampliando oportunidades de comércio e investimentos em vários setores do agronegócio.

A missão oficial do Mapa visitou sete países asiáticos – China, Coreia do Sul, Tailândia, Myanmar, Vietnam, Malásia e Índia – para estabelecer parcerias no continente mais populoso do mundo. Cidinho Santos, que se juntou à comitiva a partir da Malásia, explicou que o foco é ajudar a suprir a demanda cada vez maior de alimentos, principalmente com proteínas animais, como carnes e lácteos. O continente deverá atingir 3,2 bilhões de pessoas em 2030 na classe média, superando assim todas as outras regiões do mundo.

O uso das tecnologias para a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente foram destacadas pelo senador Cidinho Santos. “O Brasil produz alimentos de alta qualidade, com sustentabilidade, utilizando as mais modernas tecnologias e respeitando o meio ambiente. Somos um exemplo para todo o mundo e, dessa forma, é legítimo e mais do que justo, que procuremos abertura para novos mercados para exportação dos produtos brasileiros”.

A delegação foi composta de servidores do Mapa, do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e cerca de 40 empresários e entidades representativas do agronegócio brasileiro, que participaraoutrom de eventos oficiais governamentais e empresariais para promoção do potencial do Brasil, além de negociações oficiais para abertura de mercados e cooperação institucional. “O MAPA estima em mais de um bilhão de dólares os resultados mais diretos da missão, entre negócios, oportunidades de investimentos e abertura de mercados”, afirmou o senador.

Dentre os resultados obtidos, Cidinho Santos destacou o compromisso para priorizar a importação de produtos de origem animal para Myanmar, país de importância estratégica por sua localização entre a China e a Índia; a conclusão das negociações de certificados para exportação de carne de aves e de suínos e a certificação sanitária para exportação de lácteos; o início das exportações de maçã, ovos e pintos de um dia para a Índia, além da criação de um grupo de trabalho conjunto para a equalização das legislações dos dois países para a exportação de carne suína e também para a identificação das prioridades do agronegócio de ambos.

+ Acessados

Veja Também