Senador Cidinho reforça importância do agronegócio e prestigia 11º Circuito Aprosoja

Redação PH

Redação PH

lula, delcídio e mais 5 viram réus por tentar obstruir a lava jato

Senador Cidinho reforça importância do agronegócio e prestigia 11º Circuito Aprosoja

O senador Cidinho Santos (PR/MT) ressaltou a importância do agronegócio brasileiro que corresponde 1,4% do comércio mundial e a 6,9% do comércio agrícola mundial, com expectativa de chegar a 10% em cinco anos. Hoje, o agronegócio representa 21,5% do PIB brasileiro e 46,2% das exportações. Os dados foram reforçados pelo senador em pronunciamento no Senado Federal nesta quarta-feira.

O senador participa logo mais, às 19h30, em Cuiabá, do lançamento do 11º Circuito Aprosoja, um dos principais eventos do agronegócio do país e percorre as principais regiões produtoras de Mato Grosso difundindo informação para os produtores rurais do estado, maior produtor de grãos do Brasil, com produção estimada, nesta safra, de 50 milhões de toneladas. Este ano, o tema central do Circuito será o momento político e econômico do Brasil e de Mato Grosso.

“A discussão é atual e necessária, e com certeza trará os caminhos que podem ser percorridos para que a crise política e econômica vivenciadas hoje no país não afete a principal mola da economia atualmente, que é o agronegócio”, afirma o senador.

O parlamentar, que acompanhou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi à China, chamou atenção para as missões diplomáticas para a abertura de mercados. A partir de agosto, estão previstas missões a diversos países, incluindo os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a União Europeia.

“Temos um grande potencial de crescimento sem desmatamento. Se otimizarmos as áreas de pastagens, conseguiremos dentro de pouco tempo alcançar a meta de 10% das exportações mundiais”, afirmou o senador.

Por ser o 2º país com o maior percentual de terras cultiváveis, ficando atrás somente do Sudão, e por ser o maior em número de água disponível, o Brasil é um dos maiores potenciais para a produção de alimentos no mundo. O senador ainda destacou que conquistamos esta posição mantendo 61% das terras brasileiras compostas por vegetação nativa.

+ Acessados

Veja Também