Semma doa mais 1,5 mil mudas de árvores nativas do cerrado para o plantio no 18º GAC

Semma doa mais 1,5 mil mudas de árvores nativas do cerrado para o plantio no 18º GAC
Wheverton Barros

Semma doa mais 1,5 mil mudas de árvores nativas do cerrado para o plantio no 18º GAC

Ampliar a cobertura verde do município, proporcionando, além de beleza paisagística, a criação de microclimas para amenizar as altas temperaturas da cidade.

Com este objetivo, a prefeitura de Rondonópolis, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), deu início, na manhã desta quinta-feira (17), à ação de plantio de diversas de árvores nativas do bioma Cerrado, que prevê para este ano o plantio de cerca de 12 mil mudas em áreas instrucionais e públicas do município.

A primeira ação de 2019 foi realizada no 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), que recebeu a doação de 1,5 mil mudas de árvores de diversas espécies nativas, entre elas: angico, aroeira, ipê, carobinha e pata-de-vaca.

As mudas foram usadas para o reflorestamento de uma área de 1,5 hectares. O plantio das mudas foi realizado por soldados numa praça esportiva do 18º GAC que estava desativada.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Copetti, o plantio voltado às áreas instrucionais, públicas e urbanas do município (como áreas verdes, praças, ruas e avenidas, entre outros) tem por objetivo a recuperação ambiental e a ampliação da vegetação.

A ação da Semma de promover o plantio de árvores nativas segue ao longo do ano, quando outras mais de 10 mil mudas devem ocupar espaços institucionais e públicos da área urbana do município.

“A ampliação da cobertura verde, além de proporcionar bem-estar à população, com a melhoria climática, ajuda proteger o solo e também incentiva a consciência de preservação ambiental”, destacou o secretário, observando que as mudas doadas fazem parte do estoque do Horto Florestal de Rondonópolis.

O gerente do Horto Florestal, Nicolas de Freitas, informou que as mudas doadas foram obtidas por meio de compensação ambiental.

“Sempre que alguém necessita fazer a supressão da vegetação de determinada área, solicitamos que seja feita a compensação por meio do plantio em outra localidade ou da doação de mudas ao município, afim que possamos fazer a arborização de espaços públicos institucionais da cidade”.

Oficial de Meio Ambiente do 18º GAC, o tenente Armando destacou que a doação destas mudas pelo município, além de fortalecer o vínculo entre as duas instituições, que são parceiras em várias ações, foi importante para atender “a nossa necessidade de recompor a cobertura vegetal da área do quartel, além de contribuir para o aumento da consciência ambiental dos militares”.

+ Acessados

Veja Também