Seminário sobre ‘Fake News’ no Senado confirmado para o dia 12

Redação PH

Redação PH

seminário sobre 'fake news' no senado confirmado para o dia 12

Seminário sobre ‘Fake News’ no Senado confirmado para o dia 12

O presidente do Conselho de Comunicação Social (CCS), Murillo de Aragão, confirmou para a próxima terça-feira (dia 12), a partir das 10h, a realização do seminário sobreFake News. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) durante reunião do colegiado.

A abertura do evento, que se realizará durante todo o dia no auditório do Interlegis, será realizada pelo presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira. Também foram convidados para falar na abertura do evento o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes e, ainda, o ministro da Justiça, Torquato Jardim.

Aragão confirmou que o Seminário nasceu a partir de uma iniciativa do senador Eunício Oliveira, que manifestou durante a posse da nova composição do CCS, em novembro, preocupação com o impacto que a disseminação dasfake newstem tido sobre o processo democrático dos países.

— Nosso objetivo é discutir o risco que asfake newssão para a liberdade de informação, as conseqüências para a democracia e como abordar o fenômeno. Estamos recolhendo opiniões que embasarão uma recomendação e o posicionamento do CCS sobre propostas que tratam sobrefake newsno Congresso — disse Aragão.

Painéis

Após a abertura, serão realizados outros 4 painéis de conteúdo. O primeiro tratará sobre "O universo das Fake News". Ele reunirá o presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), Paulo Tonet; o diretor de TV, Rodrigo Cebrian, produtor do documentário "Fake News: baseado em fatos reais", veiculado no canal de TV por assinatura GloboNews; e o jornalista Manoel Fernandes, sócio da empresa Bites, que presta assessoria em análise de dados digitais para grupos empresariais como as Organizações Globo, Visa, Itaú, Shell, Heineken, Melitta e outros.

O segundo painel tratará "Os desafios e limites no combate às fake news". Esta parte do evento deverá contar com a presença do ministro do TSE Tarcísio Vieira; o jornalista Guilherme Alpendre, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); e com o procurador Frederico Ceroy, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digital (IBDDIG).

À partir das 14h, o tema será "Fake News e as plataformas digitais", que contará, entre outros, com nomes a serem indicados pelo Portal UOL. O último painel será "Como combater as fake news", que poderá contar com o ministro Luiz Fux (do STF, nome ainda a ser confirmado), além de especialistas em Direito Eleitoral e um nome a ser indicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Segundo Aragão, outros nomes poderão ser incluídos no Seminário, de acordo com sugestões dos conselheiros do CCS. Na reunião desta segunda-feira, o conselheiro José Antonio de Jesus, representante dos radialistas, sugeriu que o evento inclua um nome a ser indicado pelo Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC).

+ Acessados

Veja Também