Seminário de Comunicação Pública é encerrado com discussões sobre rádio e televisão

Redação PH

Redação PH

seminário de comunicação pública é encerrado com discussões sobre rádio e televisão

Seminário de Comunicação Pública é encerrado com discussões sobre rádio e televisão

Na tarde da sexta-feira (1), foram realizadas três palestras do segundo dia do 1º Seminário de Comunicação Pública, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O painel “Rádio e a Comunicação Pública”, com Alexandre Pereira Tondella, jornalista da Cultura Brasil (AM) e Cultura FM de São Paulo (FM) e Sônia Virgínia Moreira, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), abriu as discussões. Os convidados inspiraram os participantes do seminário ao demonstrarem um amor profundo ao rádio.

Tondella dividiu um pouco da experiência que adquiriu na Rádio Cultura em São Paulo e apresentou vinhetas produzidas por lá. Assim, ele conseguiu explorar a riqueza do veículo, capaz de transmitir diferentes ideias e sensações fazendo uso apenas de sons, como as trilhas e as vozes. E não poupou elogios à Rádio Assembleia, que definiu como “moderna” e dona de elenco de “vozes interessantes”. A professora Sônia Moreira apresentou um cenário do rádio no Brasil. E ao responder sobre o que buscaria numa rádio pública legislativa, falou sobre a importância de conteúdos que eduquem o cidadão.

Logo depois, foi a vez da palestra “Marketing e Comunicação”, com o professor de Propaganda e Publicidade Antônio Carlos do Amaral. Ele usou uma linguagem cotidiana para decifrar conceitos importantes do Marketing. “Falei de posicionamento, planejamento, mercado e oportunidade. São conceitos muito úteis para jornalistas, que podem usá-los para ter mais sucesso em blogs e sites, por exemplo”, explicou Amaral.

Antes da última atividade do evento, os participantes puderam conferir uma atração cultural com um toque bem regional. O pesquisador e divulgador da viola-de-cocho no Brasil e no exterior, Habel Dy Anjos, surpreendeu o público ao tocar samba, rasqueado, cururu e até música erudita no instrumento musical símbolo de Mato Grosso. Tudo com muito bom humor e envolvendo os participantes do seminário.

O encerramento do dia e das atividades do evento ficou por conta do repórter da TV Globo, Phelipe Siani, responsável pelo workshop “Novas linguagens do Telejornalismo”. Jornalistas da TV Assembleia e de outras emissoras locais compareceram em peso para ouvir as dicas de Siani, que abriu o bate-papo discutindo o que é uma reportagem de televisão a partir de uma matéria da TV Assembleia. Com formação em jornalismo e em cinema, ele trouxe vários exemplos de reportagens em que conseguiu impor seu estilo irreverente. Siani também demonstrou ter um olhar atento ao sugerir e realizar uma matéria sobre os gestos feitos pelos integrantes das escolas de samba de São Paulo no sambódromo para garantir um bom andamento do desfile.

+ Acessados

Veja Também