Seminário da Famato e TJ traz palestra com o ex-ministro Mailson da Nóbrega

Redação PH

Redação PH

Seminário da Famato e TJ traz palestra com o ex-ministro Mailson da Nóbrega

No dia 23 de abril, às 20h30, o economista e ex-ministro da Fazenda da década de 90, Mailson Ferreira da Nóbrega, abrirá o Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial com a palestra “Perspectivas da economia brasileira”. O evento será em Cuiabá, no hotel Gran Odara, e é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).

Nóbrega pretende abordar dois cenários para o Brasil, tanto de curto quanto de longo prazo. Em curto prazo ele observa que o destaque são os custos da má gestão do governo federal, inflação acima da meta, juros em alta, crescente déficit externo, queda do investimento e da produtividade e redução da confiança. “Dificilmente veremos uma melhora substancial nos próximos quatro anos. É um quadro lamentável, mas que felizmente não nos coloca em rota de desastre parecido com os da Argentina e da Venezuela”, opina.

Na perspectiva de longo prazo, o economista avalia que é possível ter otimismo. Segundo ele, o Brasil construiu instituições sólidas que evitam retrocessos nos campos da política e da economia. “Além de criarem o ambiente para a renovação de lideranças e alternância de poder, isso pode contribuir para reanimar os empresários e os consumidores e restabelecer as condições para o crescimento da economia, da renda, do emprego e do bem-estar”.

Agronegócio –Para Nóbrega, o agronegócio é o sinal mais evidente de que é possível acreditar no país. “O agronegócio é o grande destaque da economia brasileira. Hoje é praticamente o único setor onde se observam ganhos de produtividade, que são essenciais para o desenvolvimento”, afirma. Mas para os próximos quatro anos o economista alerta que dificilmente o ambiente para o setor será tão bom quanto foi nos últimos anos. Um dos motivos é que o ciclo favorável de commodities gerado pela emergência da China está perdendo força. “Além disso, prossegue a recomposição da oferta mundial iniciada há duas safras e o dólar se valoriza nos mercados mundiais. Tudo isso contribui para a queda de preços dos produtos, o que somente em parte é compensado pela desvalorização do real”.

Apesar de o cenário econômico brasileiro não ser satisfatório, ainda assim o agronegócio estará bem melhor no futuro do que os demais setores da economia brasileira. Conforme o especialista, existem razões para acreditar que o agronegócio manterá sua grande contribuição para o crescimento da economia, para a balança comercial e para a geração de emprego e renda.

Mailson Ferreira da Nóbrega é economista, foi Ministro da Fazenda no período 1988 a 1990. Atualmente é sócio da Tendências Consultoria Integrada, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo. Presidiu o Conselho Monetário Nacional e o Confaz e foi membro do Board de Governadores do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Evento –O Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial será de 23 a 25 de abril, em Cuiabá. O evento é destinado aos produtores rurais, magistrados, advogados, representantes do agronegócio e estudantes de direito. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Interessados podem acessar:www.sistemafamato.org.br/seminario.

+ Acessados

Veja Também