Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação deve receber 15 mil visitantes em MT

Evento ocorre entre 22 a 25 de outubro, no Centro de Eventos Senai Cuiabá. A entrada é gratuita e os visitantes poderão conhecer iniciativas científicas.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) promove a 16ª Semana Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovação (SNCTI) a partir da próxima terça-feira (22.10), às 19 horas. O evento, que ocorre em mais de 1,5 mil municípios em todo o país, tem expectativa de público de 15 mil visitantes até sexta-feira (25.10), quando termina.

O encontro será realizado no Centro de Eventos Senai Cuiabá, localizado na Avenida XV de Novembro, 303, bairro Porto. A entrada é gratuita e o tema escolhido para esta edição é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

A escolha do tema se baseia na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o progresso sustentável em todo o mundo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, explica que o objetivo é popularizar a ciência, incentivar o conhecimento tecnológico, debater o potencial para o uso sustentável da biodiversidade brasileira, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas ao tema.

Borgato destaca que o evento é voltado para estudantes e professores de diferentes redes e segmentos de ensino e também para a comunidade de forma em geral.

“Iremos discutir vários temas relacionados à Ciência, fazendo com que esse público possa conhecer um pouco mais sobre os aspectos científicos, tecnológicos, educacionais e sociais envolvidos nos diversos campos do saber. Dessa forma, se cria uma rede de divulgação e propagação do conhecimento científico e tecnológico, onde todos se mobilizam e contabilizam ganhos individuais e coletivos na construção de uma identidade mais cidadã”, afirma o secretário.

O evento terá como co-realizadora a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Confira a programação do evento aqui. Para mais informações (65) 3613-0116.