Semana do Meio Ambiente debate importância da floresta para economia e bem estar

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Semana do Meio Ambiente debate importância da floresta para economia e bem estar

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) convida a população para participar dos debates que serão realizados em comemoração a Semana do Meio Ambiente, que este ano será toda virtual, e terá como tema “Floresta em Pé: Garantia de Vida” e ações no contexto da Covid-19.

Todos os eventos poderão ser acompanhados pelo canal do YouTube da Sema Mato Grosso. Os debates serão abertos ao público que poderá interagir com perguntas e comentários pelo chat.

A população também está convidada a postar fotos de práticas de responsabilidade ambiental e social no Facebook e Instagram. Informações detalhadas sobre essa ação, que valoriza a conservação do meio ambiente, podem ser encontradas nas redes sociais da Sema.

Na quinta-feira (04.06) será realizado o debate virtual com secretários de Meio Ambiente dos estados amazônicos contra o desmatamento ilegal e outros ilícitos ambientais. O evento será às 16h de Cuiabá (17h de Brasília).

No sexta (05.06) serão apresentados dois eventos. O “Floresta em Pé: Garantia de Renda”, acontecerá às 9h e “Floresta em Pé: Garantia de Qualidade de Vida”, será as 17h, no horário de Cuiabá. A informação completa com todos os convidados e mediadores pode ser conferida na agenda logo abaixo.

Os participantes dos três debates devem se identificar pelo chat para receber o certificado online. Para receber o certificado de 6 horas é necessário acompanhar e se identificar durante as três videoconferências.

A programação inclui ainda oficina preparatória e aula aberta para alunos do ensino fundamental e médio, nos dias 04 e 05 de junho com o tema “Como Salvar o Nosso Planeta”. As opções de horário são entre 10 e 11h e entre 16 e 17h nos dois dias.

 

AGENDA:

QUINTA-FEIRA (04.06):

* Debate virtual com secretários de Meio Ambiente dos estados amazônicos contra o desmatamento ilegal e outros ilícitos ambientais.

Horário: 16h de Cuiabá (17h de Brasília)

Estados participantes: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Link de Inscrição: https://forms.gle/FKx9ds46TdmUFu8s8

 

SEXTA-FEIRA (05.06):

* Webinar 1:  “Floresta em Pé: Garantia de Renda”

Horário: 9h de Cuiabá

Mediador: Mauren Lazzaretti – secretária de Estado de Meio Ambiente

Participantes: Caio Penido: Pecuarista e presidente do IMAC;  Marino Franz: produtor rural e fundador da Fiagril; Rafael Mason: empresário e presidente do Cipem

Inscrição: https://forms.gle/Db764F8sASMnVzvu9

 

* Webinar 2: “Floresta em Pé: Garantia de Qualidade de Vida”

Horário: 17h de Cuiabá

Mediador: Alex Marega – Secretário-adjunto Executivo Meio Ambiente

Participantes: Thais Mauad: médica e professora da USP; Keyla Maia: médica pneumologista; Ane Alencar: Pesquisadora do IPAM;  Daniel Nepstad: Pesquisador e diretor executivo do Earth Innovation

Inscrição: https://forms.gle/Db764F8sASMnVzvu9

 

CONHEÇA OS CONVIDADOS

Mauren Lazzaretti:  É secretaria de Meio Ambiente desde 2019 e preside os conselhos estaduais de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Pesca. Também atuou como secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos. Possui especialização em Direito Tributário, Perícia e Auditoria Ambiental e Processo Civil. Foi vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2013 e 2016 e presidiu a mesma comissão no biênio 2016/2018.

Alex Marega: Secretario-adjunto Executivo de Meio Ambiente desde 2019. Servidor público ocupou diversos cargos de liderança nos últimos 14 anos.  Formado em administração com MBA em  Gestão Estratégica de Marketing, foi professor de graduação e pós graduação. Atuou em nível executivo nas áreas de gestão, assessoria, consultoria e elaboração de projetos para organizações públicas e privadas.

Caio Penido: Produtor rural e presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC) e do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). Sócio/diretor da Agropecuária Água Viva e da Encruzilhada Filmes e membro do Conselho de Administração do Grupo Roncador. Mais de 10 anos de atuação como executivo do setor da agropecuária e mineração. É um dos responsáveis pelo núcleo de articulação agroambiental Liga do Araguaia, com projetos de pecuária sustentável em parceria com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Rafael Mason: Empresário do Setor de Base Florestal, sócio da Indústria SM Laminados Importação e Exportação LTDA. Atualmente é presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) pelo segundo mandato bienal consecutivo, e vice-presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). Possui graduação em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduação em Comércio Exterior no Mercado de Venda de Madeira Tropical, pela Universidade de Toronto.

Marino Franz: Produtor rural. Foi sócio fundador da Fiagril, acionista e cofundador do grupo Tapajós e sócio confundador da FS  Bioenergia, primeira usina de etanol de milho do Brasil.  Foi prefeito de Lucas do Rio Verde por duas gestões 2005/2008 e 2009/2012 e vice prefeito na gestão 2000/2004. Participou da fundação da Cooperativa de Crédito Sicredi, foi fundador da Cooperativa de Produtores de Lucas do Rio Verde (COOAGRIL), fundador da EMA alimentos, adquirida pela Sadia/BRF e vice-presidente da Fundação de Pesquisa Rio Verde.

Daniel Nepstad: Diretor executivo e cientista sênior do Earth Innovation Institute. Possui Doutorado em Ecologia Florestal pela Universidade de Yale. Há mais de 27 anos estuda os efeitos das mudanças climáticas, políticas e uso do solo na floresta Amazônica. Foi Presidente Fundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e é uma autoridade mundial em REDD e em desenvolvimento rural de baixas emissões (DRBE). Foi Cientista Sênior do Centro de Pesquisas Woods Hole e é co-fundador da Aliança da Terra. Atua no Conselho de Diretores do Forest Trends, no Conselho de Assessoria Externa da Secção Florestal do Banco Mundial.

Thais Mauad: Professora associada do Departamento de Patologia da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Medicina e doutorado em Patologia pela USP. Experiência em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia pulmonar e ambiental, com enfâse em asma e outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Foi vice-coordenadora do INCT Análise Integrada do Risco Ambienta e Fez parte do Comitê Internacional ATS/ERS para nova definição de asma grave. Coordenadora do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Keyla Maia: Médica pneumologista da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1987. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutoranda em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP). Conselheira do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso de 2013 à 2018, tendo sido coordenadora do departamento de ensino médico 2014-2015. Foi presidente da Sociedade de Pneumologia de Mato Grosso, da qual é membro fundadora. Coordenadora do programa de controle de tabagismo da Unimed Cuiabá – Inspirar, desde maio 2017.

Ane Alencar: Diretora de Ciência do IPAM. Formada em Geografia pela Universidade Federal do Pará, tem mestrado em Sensoriamento Remoto e Sistema de informação Geográfica pela Universidade de Boston e doutorado em Recursos Florestais e Conservação pela Universidade da Flórida. Seu principal foco de pesquisa tem sido entender os impactos das mudanças climáticas e da fragmentação florestal causada pelo desmatamento na ocorrência e aumento dos incêndios florestais na Amazônia brasileira.

+ Acessados

Veja Também